Relatório revela as tendências com impacto na próxima geração de utilizadores 5G

O estudo 5G: The Next Wave é o maior inquérito global sobre o 5G na indústria dirigido ao consumidor, com uma avaliação do impacto dos primeiros consumidores da rede

Relatório revela as tendências com impacto na próxima geração de utilizadores 5G

O relatório da Ericsson ConsumerLab 5G: Next Wave reflete o compromisso dos consumidores com o 5G, que tem alargado o seu espaço no mercado, com a avaliação do impacto e das expectativas nos primeiros consumidores.

O relatório sublinha também a velocidade de adoção ao 5G, assim como o impacto no tráfego de rede. As previsões dão conta de que, pelo menos, 30% dos utilizadores de smartphones pretendam efetuar uma assinatura de 5G no próximo ano.

O 5G: The Next Wave contou com a participação de mais de 49 mil consumidores em 37 países, sendo este o maior inquérito global sobre o 5G na indústria dirigido ao consumidor e o maior estudo ao consumidor conduzido pela Ericsson sobre qualquer tema.

Segundo Jasmeet Singh Sethi, Head da Ericsson ConsumerLab, “o relatório mostra que a próxima geração de potenciais utilizadores 5G tem expetativas diferentes da tecnologia, em comparação com os primeiros utilizadores. Globalmente, os consumidores veem o envolvimento com 5G como uma parte essencial dos seus estilos de vida futuros".

Jasmeet Singh Sethi destaca ainda o papel do 5G como facilitar para os “primeiros utilizadores abraçarem serviços relacionados com o metaverso, tais como socializar, jogar e comprar itens digitais em plataformas de jogos virtuais e interativas 3D”.

O documento revela ainda que os consumidores 5G que tenham experiência na utilização da realidade alargada serão os primeiros a ligarem-se a futuros dispositivos.

De acordo com o documento, em conjunto com os dados da Ericsson correspondentes aos lançamentos do 5G desde 2019, é possível identificar seis tendências-chaves para a próxima geração de utilizadores 5G:

  • Adoção do 5G será resistente à inflação: Até 2023, pelo menos 510 milhões de consumidores em 37 mercados adotam o 5G;
  • Uma próxima vaga de utilizadores mais exigente: Os próximos utilizadores de 5G esperam um grande desempenho da cobertura de rede, em comparação com os primeiros utilizadores que davam conta apenas dos novos serviços disponibilizados pelo 5G;
  • A perceção da disponibilidade do 5G torna-se numa nova referência de satisfação entre os consumidores: Os utilizadores passam a dar mais importância à cobertura geográfica, a cobertura interna/externa e a cobertura agregada de hot spots do que a cobertura da população pela rede;
  • 5G impulsiona o uso do vídeo melhorado e da Realidade Aumentada: O tempo gasto em Realidade Aumentada por utilizadores de 5G duplicou para duas horas por semana nos últimos dois anos;
  • Modelos de monetização de 5G deverão evoluir: Os utilizadores de 5G – mais concretamente seis em dez consumidores – esperam que as ofertas da rede possam ser maiores em termos de volumes de dados e velocidades;
  • A adoção da 5G está a definir o caminho para o metaverso: Em média, os utilizadores 5G estão a gastar mais uma hora por semana em serviços relacionados com o metaverso, em comparação com os clientes de 4G. Até 2025 são também esperadas mais duas horas de conteúdos de vídeo por semana em dispositivos móveis. 1,5 dessas horas serão consumidas em óculos AR/VR.
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