Organizações com elevada maturidade de IA mantém projetos em operação por três anos

Estudo aponta que 45% das organizações com elevada maturidade em inteligência artificial mantêm os seus projetos de IA operacionais por, pelo menos, três anos

Organizações com elevada maturidade de IA mantém projetos em operação por três anos

45% dos líderes em organizações com um elevado grau de maturidade em Inteligência Artificial (IA) afirmam que as suas iniciativas de IA se mantêm em produção durante três anos ou mais para assegurar impacto e valor sustentável, afirma a Gartner.

O estudo da Gartner – realizado no terceiro trimestre de 2024 e que conta com a participação de 432 líderes de organizações de várias partes do mundo – revela que que a escolha de projetos de IA baseado no valor de negócio e na viabilidade técnica, assim como o estabelecimento de estruturas de governação robustas e práticas de engenharia, garante a longevidade dos projetos de inteligência artificial em organizações de elevada maturidade.

A confiança é um dos fatores de diferenciação entre o sucesso e o fracasso de uma iniciativa de IA ou IA generativa”, afirmou Birgi Tamersoy, Senior Director Analyst da Gartner. O estudo descobriu que, em 57% das organizações de alta maturidade, as unidades de negócio confiam e estão prontas para utilizar novas soluções de inteligência artificial, em comparação com apenas 14% das organizações de baixa maturidade. “A construção da confiança nas soluções de IA e IA generativa impulsiona fundamentalmente a adoção e, como a adoção é o primeiro passo para gerar valor, influencia significativamente o sucesso”, acrescenta Tamersoy.

Independentemente da maturidade da IA, a disponibilidade e a qualidade dos dados estão entre os principais desafios na implementação de inteligência artificial, como identificado por 34% dos líderes de organizações de baixa maturidade e 29% de organizações de alta maturidade, respetivamente. Para as organizações de alta maturidade, 48% dos líderes identificaram as ameaças à segurança como uma das três principais barreiras à implementação, enquanto 37% dos líderes em organizações de baixa maturidade afirmaram que encontrar o caso de utilização certo era uma das principais barreiras.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.