Rede nacional de test beds conta com trinta consórcios de inovação

Secretaria de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa anunciou que foram selecionas trinta test beds para constituir a rede nacional

Rede nacional de test beds conta com trinta consórcios de inovação

Disponibilizar as condições necessárias às PME e às startups para teste, desenvolvimento e experimentação de novos produtos e serviços, enquanto garantem a segurança e eficácia das novas tecnologias, são alguns dos objetivos das 30 Test Beds para já selecionadas para constituir a Rede Nacional destes consórcios de inovação.

A Secretaria de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa anunciou que a Rede Nacional de Test Beds conta com uma dotação total de cerca de 150 milhões de euros, através do Plano de Recuperação e Resiliência. A ambição é que os 30 consórcios de inovação selecionados desenvolvam, até ao terceiro trimestre de 2025, um total de 2.415 produtos-piloto, numa iniciativa que vai fornecer uma plataforma valiosa para PME e startups avaliarem e fortalecerem as suas criações. 

Segundo o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, “o apoio que as equipas experientes das Test Beds, isto é, dos consórcios de inovação, concedem em matéria de capacidade tecnológica, equipamento e partilha de conhecimento vai permitir que as organizações mais pequenas ou em crescimento sejam munidas com novas capacidades e ferramentas para se adaptarem e inovarem num mercado cada vez mais competitivo e digital”. 

Com vista a operar numa abordagem colaborativa entre as empresas responsáveis pela sua operação e as empresas a quem prestam serviços no apoio à experimentação, as Test Beds oferecem a possibilidade de testar produtos e serviços em espaço físico ou virtual.

A Rede Nacional de Test Beds é uma iniciativa coordenada pela Estrutura de Missão Portugal Digital e conta com o apoio do IAPMEI, ANI, Compete, DGAE e Startup Portugal.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.