ESPAP quer contribuir para estado mais ágil e desenvolvimento sustentável de Portugal

A ESPAP surgiu da fusão de três unidades estatais e tem vindo a fomentar a digitalização da administração pública no âmbito de vários projetos, incluídos, por exemplo, no PRR. Teresa Girbal, vice-presidente e CIO da entidade, esteve à conversa com a IT Insight

ESPAP quer contribuir para estado mais ágil e desenvolvimento sustentável de Portugal

Criada em 2012, a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública (ESPAP) surgiu como unificadora de entidades estatais, que se extinguiram após a sua criação: o Instituto de Informática do Ministério das Finanças, a Empresa de Gestão Partilhada de Recursos da Administração Pública e a Agência Nacional de Compras Públicas.

Integrada na administração indireta do Estado, a organização procura agilizar uma adoção mais eficiente de soluções de recursos financeiros, humanos e TIC. “Temos como visão ser a opção de referência para a Administração Pública (AP) na utilização de recursos públicos comuns e na prestação de serviços partilhados”, afirma Teresa Girbal, Vice-Presidente e CIO da ESPAP, “através da nossa missão que consiste em assegurar a obtenção de ganhos de eficácia e eficiência, através da utilização racional de recursos públicos comuns e da prestação de serviços partilhados, contribuindo para um Estado mais ágil e direcionado para o desenvolvimento sustentável do país”, explica.

Num contexto desafiante de constante mudança, a VP e CIO abraçou o desafio há mais de quatro anos: “mais do que um gestor que tem de saber gerir a complexidade, temos de ser líderes num ambiente em mudança permanente, lidar com imprevistos do presente e antecipar o futuro”, reflete.

 

“Mais de duas mil entidades públicas utilizavam a FE-AP e mais de quatro mil fornecedores da AP já enviavam documentos de faturação eletrónica para as entidades do Estado”

A digitalização não é um ideia que pertence aos impactos da pandemia, esta “demonstrou a necessidade de se dispor de estruturas e redes digitais eficazes que permitam desmaterializar as aprendizagens, as transações e os processos e, quando adequado, possibilitar o trabalho remoto, acelerando, de forma inclusiva, a transformação digital que estava em curso”.

Além disso, os fortes impactos económicos e sociais vieram desafiar a competência dos líderes dos organismos, a sua perceção de resiliência e a capacidade de acompanhar a aceleração da transformação digital e o seu papel como impulsionadores da inovação, neste caso, no setor público.

Arregaçar as mangas

A responsável destaca alguns marcos deste processo de digitalização, nomeadamente a implementação da solução da ESPAP de fatura eletrónica para a AP (FE-AP). Integrada no programa Simplex, a plataforma criada e gerida pela ESPAP permite a utilização de faturas eletrónicas nos contratos públicos na emissão, envio, receção e tratamento, administrativo e contabilístico.

A “solução já permitiu 25 milhões de euros em poupanças para o Estado até final do primeiro semestre de 2022 e até 31 de julho”. “Mais de duas mil entidades públicas utilizavam a FE-AP e mais de quatro mil fornecedores da AP já enviavam documentos de faturação eletrónica para as entidades do Estado. Desde 2020 que o número de fornecedores aderentes a este sistema tem vindo a aumentar: 352 no final de 2020 e 2202 no final de 2021”, garante Teresa Girbal.

É, ainda, de ressalvar o Ponto de Troca de Tráfego (PTT), iniciativa colaborativa na estratégia integrada de modernização e reforma da AP, que, segundo a VP e CIO da ESPAP, “permitiu uma redução de custos efetiva ao nível das infraestruturas de comunicações, permitindo uma interligação das redes dos organismos da AP, potenciando a partilha e reutilização das comunicações”. Como resultado, atualmente, já possuem 18 áreas governativas interligadas para troca de informação.

“Em 2019, foi instituído o modelo contratual com vinculação das entidades mediante a assinatura de Termo de Adesão e respetiva aprovação pela tutela com inclusão, por fases, dos serviços identificados no catálogo e respetivo preçário”

 

Teresa Girbal destaca o Plano de Ação para a Transição Digital, de 2000, “acompanhado, operacionalizado e implementado pela Estrutura de Missão Portugal Digital”. Já em 2021, era reforçada essa necessidade com a prorrogação do mandato do Conselho para as Tecnologias de Informação e Comunicação na Administração Pública (CTIC), que coordena a execução da Estratégia para a Transição Digital no setor público.

Abraçar o digital com sucesso

A ESPAP é uma das entidades que contribuem para a implementação da Estratégia para a Transformação Digital da Administração Pública 2021-2026, elaborada pelo CTIC. De acordo com Teresa Girbal, esta estratégia “procura que a AP seja mais responsiva às expectativas dos cidadãos e empresas, preste serviços mais simples, integrados e inclusivos, funcione de forma mais eficiente, inteligente e transparente através da exploração do potencial de transformação das tecnologias digitais e da utilização inteligente dos dados”.

Exemplo da implementação da estratégia é a importância da qualificação na operacionalização e implementação da cloud na AP, a simplificação da contratação de serviços TIC, ou o programa de formação intensiva e especializada na área digital de três mil profissionais, o UpSkill, que nas suas duas edições teve nove mil candidatos.

A ESPAP desenvolveu um catálogo de serviços, “estruturado de forma a viabilizar a sua contratação por outras entidades da AP em 2019 e alargado em 2021. Em 2019, foi instituído o modelo contratual com vinculação das entidades mediante a assinatura de Termo de Adesão e respetiva aprovação pela tutela com inclusão, por fases, dos serviços identificados no catálogo e respetivo preçário”.

 


“A ESPAP quer ser, cada vez mais, um exemplo a seguir na adoção de novas tecnologias e reforçar a sua presença no ecossistema TIC a nível nacional e expandir os seus serviços”


 

Teresa Girbal conta que, atualmente, a ESPAP opera mais de 50 sistemas de informação e mais de mil redes, gere mais de 950 servidores e mais de 2.800 bases de dados e dispõe de mais de 500 TB úteis para armazenamento de dados. Adicionalmente, o organismo está envolvido na gestão e execução de projetos inscritos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Transformação + digital

De acordo com a responsável, a transformação digital deve ser abordada de forma holística nas suas duas dimensões: para o digital é obrigatório recorrer a tecnologias que contribuem para a segunda parte do conceito – a transformação. Mais, é “crucial complementar esta visão com a realidade de que somos líderes e agentes de um ambiente em constante mudança e potencialmente imprevisível. Nesse sentido, fomos forçados a aprender e a vestir dois termos — resiliência e agilidade — para enfrentar os desafios propostos”, reflete.

A ESPAP está envolvida na execução de projetos inscritos no PRR, nomeadamente na Modernização e Simplificação da Gestão Financeira Pública, integrada na Componente 17, que visa promover uma “mudança estrutural para o aumento da qualidade e sustentabilidade das finanças públicas portuguesas”.

“A ESPAP quer ser, cada vez mais, um exemplo a seguir na adoção de novas tecnologias e reforçar a sua presença no ecossistema TIC a nível nacional e expandir os seus serviços”, pelo que acredita que as IT são “enablers de oferta de serviços partilhados TIC de forma transversal à AP”, conclui a VP e CIO da eSPap. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.