Portugal sobe dez posições no Open Data Maturity Report

No relatório que analisa o nível de maturidade de dados abertos dos Estados-membros da Europa, Portugal encontra-se, agora, na 20.ª posição

Portugal sobe dez posições no Open Data Maturity Report

Portugal subiu dez posições no Open Data Maturity Report 2022 em comparação com o relatório de 2020 e encontra-se na 20.ª posição. O relatório analisa o nível de maturidade de dados abertos dos Estados-membros da União Europeia e outros países europeus e demonstra os esforços nacionais no sentido de dinamizar e promover o ecossistema e comunidade de dados abertos nacional.

Estas evidências permitiram o avanço contínuo do país relativamente ao grau de maturidade, o que resultou na evolução da categoria de “Iniciante” para a categoria de “Seguidor”, ao nível de dados abertos.

Os países considerados “Seguidores” são aqueles que já apresentam uma política de dados abertos estruturada e que têm vindo a promover atividades no âmbito da dinamização desta temática. 

O relatório sistematiza ainda o diagnóstico realizado pela União Europeia relativamente à maturidade dos países europeus nas dimensões de “Política”, “Impacto”, “Portal” e “Qualidade”, oferecendo uma visão geral das boas práticas aplicadas na Europa.

Para o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, “a subida de dez posições é o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver, através da Agência para a Modernização Administrativa, no Portal de Dados Abertos da Administração Pública. No ano em que Portugal assume a liderança do Grupo da Digital Nations, este é mais um indicador de que somos um país avançado em Governo Digital, bem como estamos alinhados com as políticas públicas europeias para a digitalização e transparência”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.