Open Banking é uma iniciativa estratégica da transformação digital

Um estudo da Accenture indica que 90% dos grandes bancos a nível mundial investiu, ou planeia investir em 2019, em serviços de Open Banking. Os executivos da banca acreditam que o Open Banking vai permitir os seus processos

Open Banking é uma iniciativa estratégica da transformação digital

De acordo com o estudo global da Accenture “It’s Now  Open Banking, Do You Know What Your Commercial Clients Want From It?”, a maior parte dos grandes bancos mundiais afirmou que o fornecimento de serviços de Open Banking aos seus clientes comerciais é uma iniciativa estratégica nos seus programas de transformação digital. Muitos dos bancos esperam que o Open Banking os ajude a alcançar um crescimento de dois dígitos nas suas receitas.

O Open Banking permite aos clientes comerciais dos serviços financeiros a partilha dos seus dados de forma segura com terceiros, tornando mais fácil a transferência de fundos, a comparação de produtos e a gestão de contas através de um Interface de Programação de Aplicações (API - Application Programming Interface).

De acordo com o estudo da Accenture, 90% dos grandes bancos a nível mundial pretende oferecer serviços de Open Banking aos seus clientes, e mais de metade (54%) acredita que estes serviços podem aumentar as suas receitas até 10%, enquanto que cerca de 35% espera um crescimento até 20%.

O relatório da Accenture, realizado com base num questionário a mais de 750 executivos de bancos globais, pequenas e médias empresas (PME) e grandes multinacionais, conclui que os clientes da banca comercial procuram o mesmo que os clientes da banca de retalho: processos mais inovadores e uma melhor experiência, processos em que o Open Banking pode ajudar. No que diz respeito aos principais benefícios da utilização de uma plataforma de Open Banking, os inquiridos indicaram maioritariamente o acesso a serviços bancários cómodos e inovadores, o que foi referido por 30% dos executivos de grandes multinacionais e 23% dos executivos de PME.

Os clientes da banca comercial esperam também que o Open Banking lhes permita chegar a mais clientes e parceiros (o que foi referido por 19% dos executivos das maiores organizações e 25% das PME) e otimizar os seus processos (segundo 17% dos executivos das grandes empresas e 20% das PME). Em relação às áreas de negócio que poderiam melhorar através do Open Banking, tanto os responsáveis de PMEs como os das grandes empresas, referiram a área de pagamentos, financiamento e de gestão de tesouraria.

Luís Pedro Duarte, Vice-Presidente da Accenture Portugal, responsável pela área de Financial Services, afirma que “embora o debate acerca do Open Banking se tenha centrado, até hoje, nos consumidores de retalho, percebemos que muitos executivos da banca comercial procuram o mesmo para o seu banco. O Open Banking proporciona ao setor bancário a oportunidade de recorrer a um ecossistema que oferece mais e melhores serviços, entre os quais apoios a PME e a clientes de banca corporativa para expansão do seu alcance e promoção de serviços bancários inovadores”.

90% dos grandes bancos investiu, ou planeia investir em 2019, em iniciativas de Open Banking para clientes da banca comercial; 71% planeia investir até 20 milhões de dólares; e 24% planeia investir mais de 20 milhões de dólares para criar as suas próprias plataformas comerciais abertas, oferecer serviços a terceiros e explorar novas utilizações de Open Banking.

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