IBM disponibiliza imagens anotadas para reconhecimento facial

A IBM Research anunciou uma base de dados intitulada Diversity in Faces que visa contribuir para a imparcialidade na tecnologia de inteligência artificial de reconhecimento facial

IBM disponibiliza imagens anotadas para reconhecimento facial

A IBM Research anunciou uma nova base de dados chamada Diversity in Faces (DiF), que vai contribuir para a imparcialidade e precisão na tecnologia de Inteligência Artificial (IA) de reconhecimento facial.

Com cerca de um milhão de imagens anotadas, o DiF utiliza dez esquemas de codificação, reconhecidos e independentes, que consideram um conjunto de características que vão além dos atributos típicos estudados, como a idade, o género e o tom da pele, para assegurar a diversidade e ajudar a comunidade global de investigação a estudar, detetar, reconhecer e analisar melhor as imagens dos rostos.

Utilizando imagens públicas disponíveis no conjunto de dados do YFCC-100M Creative Commons, o DiF categoriza as imagens através de esquemas de codificação que incluem medidas objetivas do rosto humano, como o tamanho dos olhos, do nariz e a simetria facial, bem como fatores mais subjetivos, como a idade, sexo, pose e resolução da foto, entre outros. Isto permitirá acelerar o estudo da diversidade e cobertura de dados para os sistemas de reconhecimento facial, garantindo tecnologia de Inteligência Artificial cada vez mais precisa e imparcial.

O conjunto de dados DiF oferece uma distribuição mais equilibrada e uma cobertura mais ampla das imagens faciais em comparação com os conjuntos de dados anteriores. Além disso, a informação obtida a partir da análise estatística dos dez esquemas iniciais de codificação no conjunto de dados DiF permitirão identificar o que é importante para caracterizar rostos humanos, sendo um bom ponto de partida para ajudar a aprimorar cada vez mais os sistemas de reconhecimento facial.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.