Mais de um terço das organizações já implementou Inteligência Artificial

Estudo da Gartner mostra que 37% das organizações já implementou Inteligência Artificial nas suas organizações de alguma forma. Esta investigação contou com as respostas de mais de três mil CIO em 89 países

Mais de um terço das organizações já implementou Inteligência Artificial

Segundo o 2019 CIO Survey, elaborado pela Gartner, o número de organizações que implementam Inteligência Artificial (IA) cresceu 270% nos últimos quatro anos. Só no último ano, o número triplicou.

“Há quatro anos, a implementação da IA ​​era rara, apenas 10% dos entrevistados relataram que suas organizações haviam implantado AI ou fariam isso em breve. Para 2019, esse número saltou para 37% - um aumento de 270% em quatro anos”, explica Chris Howard, vice-presidente de pesquisas do Gartner.

O objetivo desta investigação por parte da Gartner é ajudar os CIOs e outros líderes de TI a definir e a validar as suas agendas de gestão para o próximo ano. A Gartner reuniu dados de mais de três mil CIO em 89 países das principais indústrias.

A implementação de IA triplicou no ano passado - passando de 25% em 2018 para 37% hoje. As razões para este grande salto são que as capacidades de IA amadureceram significativamente e, assim, as empresas estão mais dispostas a implementar a tecnologia.

"Ainda estamos longe da IA geral que podem assumir tarefas complexas, mas agora entramos no campo do trabalho e da ciência de decisão aumentados pela IA - o que chamamos de inteligência aumentada", acrescentou Howard.

Os CIOs perceberam que a transformação digital sustentável e a automação de tarefas andam de mãos dadas. A IA tornou-se parte integrante de todas as estratégias digitais e já é usada em diversas aplicações. Os resultados do inquérito mostram que 52 por cento das organizações de telecomunicações implantam chatbots e 38 por cento dos provedores de assistência médica contam com diagnósticos assistidos por computador. Outros casos de uso operacional para IA são a proteção contra fraude e a fragmentação do consumidor.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 22 novembro 2019

IT INSIGHT Nº 22 novembro 2019

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.