Branded Content

A inteligência artificial permite já hoje impulsionar o valor das organizações e o crescimento dos negócios

“Conseguimos criar sistemas inteligentes com capacidade para realizar operações autonomamente em software da mesma forma que um humano”

A inteligência artificial permite já hoje impulsionar o valor das organizações e o crescimento dos negócios

A inteligência artificial (IA) é a nova grande tendência da indústria tecnológica. Todos os dias vemos novos produtos verdadeiramente surpreendentes - carros que conduzem sozinhos, robôs em conversação como verdadeiros atores, máquinas que geram texto como um qualquer escritor ou que produzem música como um qualquer compositor, entre muitos outros exemplos de um futuro que provavelmente não está assim tão distante.

Como em todas as grandes revoluções tecnológicas, existe sempre algum receio de que as máquinas possam substituir o Homem nos postos de trabalho. Mas a história também nos ensina que estes momentos disruptivos, para além dos desafios, também trazem imensas oportunidades.

Estamos a assistir a um momento com um impacto exponencial, aliás, utilizamos IA, e mais detalhadamente machine learning, no nosso quotidiano sem nos apercebermos desse facto. Isto acontece, por exemplo, quando entramos numa qualquer rede social, ouvimos música em streaming ou fazemos uma simples pesquisa na internet através das funcionalidades destas aplicações e do seu software.

Na IA, como qualquer outra tecnologia que se transforma num grande hype, temos dois cenários: o do real e atual e o do futuro e idealizado. E a verdade é que mesmo as soluções mais avançadas de IA estão a anos-luz do seu potencial. Ainda assim, as capacidades e vantagens que trazem para o nosso dia-a-dia são já gigantes e mensuráveis.

De acordo com o recente estudo do IBM Institute for Business Value AI 2018 Report, que contou com a participação de mais de 5 mil executivos, começa a sentir-se uma mudança significativa na forma como os líderes empresariais analisam o potencial da IA para impulsionar o valor das organizações e o crescimento dos negócios.

Entre as principais conclusões podemos destacar que 82% das empresas, e 93% das empresas de alto desempenho, estão realmente a considerar ou estão já a adotar soluções de IA com o objetivo de gerar novas receitas e que os CEOs reconhecem cada vez mais o valor da utilização da tecnologia de IA nas áreas de TI, segurança, inovação, atendimento ao cliente e gestão de riscos.

Na verdade, com os simples sistemas de IA que estão hoje já disponíveis podemos auxiliar os profissionais de saúde a extrair informação dos mais de 9000 papers médicos que são publicados diariamente. Ou tomar decisões a partir de dados estruturados e não estruturados, gerar modelos preditivos de falhas, implementar melhorias nos sistemas de segurança, classificar documentos, automatizar processos, analisar imagens, entre outros.

Estas inovações em que a Softinsa investe permitem aplicar, já no presente, tecnologia de ponta ao serviço de pessoas e empresas. Esse tem sido o caminho que temos ajudado os nossos clientes a percorrer, nomeadamente na forma como abordam e inovam os seus serviços e processos de negócio.

Ao desenvolver estas tecnologias cognitivas e de inteligência artificial, e oferecendo os nossos serviços em áreas como Process Automation, Chatbot, Smart Support, Anomaly Detection ou Test Automation, conseguimos criar sistemas inteligentes com capacidade para realizar operações autonomamente em software da mesma forma que um humano.

Falamos em raciocinar e tomar decisões baseadas em dados, receber sinais de diversas fontes, detetar alterações de padrão e comunicar com as pessoas através de linguagem natural e cada vez mais em português.

 

Branded Content co-produzido pela MediaNext para a Softinsa

 

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.