Empresas anseiam chegada da computação quântica

Um estudo divulgado pela Fujitsu, baseado num inquérito a 350 líderes empresariais de grandes e médias empresas da Alemanha, Canadá, Espanha, EUA, Finlândia, Irlanda e Reino Unido, conclui que as organizações esperam que a computação quântica venha melhorar os seus processos tecnológicos

Empresas anseiam chegada da computação quântica

Obter benefícios e acelerar a transformação digital através da computação quântica está nas preocupações da maioria das 350 empresas inquiridas. A Fujitsu refere que “quase 90% dos líderes empresariais inquiridos a nível mundial acredita que o poder insuficiente da tecnologia informática atual” está impedir a revolução dos processos de negócio. 66% dos inquiridos estão impacientes para a introdução da tecnologia quântica.

Apesar de se encontrar num estágio inicial, a tecnologia é vista por 81% dos líderes empresariais inquiridos no estudo como aceleradora da "otimização de processos empresariais, logísticos e industriais", bem como entendida como vantagem competitiva. Além disto, a Fujitsu refere que “dois terços dos gestores concordam que a adopção precoce da computação quântica por parte de um concorrente originaria disrupção no respectivo sector de atividade”.

O estudo conduzido pela empresa PAC mostrou ainda que “70% das organizações” acreditam que a Fujitsu Digital Annealer “poderia acelerar a sua jornada rumo a um futuro de computação quântica”. Trata-se de uma tecnologia inspirada na quântica, que permite soluções mais rápidas e diferentes das oferecidas pelos computadores tradicionais.

Yves de Beauregard, Responsável de Digital Business Solutions da Fujitsu EMEIA, afirma que “todos falam sobre o receio da disrupção. Os líderes empresariais estão bastante conscientes desta ameaça e oportunidade, mas estão desiludidos com o facto de a computação quântica ainda ser um futuro demasiado longínquo e demasiado frágil para situações de uso prático a nível empresarial. Isto explica o porquê de vermos níveis tão elevados de interesse na capacidade da Fujitsu Digital Annealer para efectuar cálculos combinatórios de optimização empresarial. A Digital Annealer já está comercialmente disponível, demonstrou resultados tangíveis em setores como os serviços financeiros, a indústria e o setor automóvel, e está a ser implementada hoje por empresas que pensam no futuro e pretendem tornar-se forças disruptivas.”

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.