Histórias impactantes de valor do IT aumentam investimentos em projetos

A Gartner lançou sete dicas para melhor demonstrar o valor do IT aos stakeholders e preveem que a sua implementação poderá aumentar os índices de aprovação dos pedidos de financiamento em 30%

Histórias impactantes de valor do IT aumentam investimentos em projetos

As estratégias digitais e de IT são fundamentais nas atuais condições económicas e, segundo a Gartner, os líderes precisam de uma impactante história de valor de IT para ajudar os stakeholders empresariais a investirem nas suas iniciativas tecnológicas. Neste contexto, os especialistas da Gartner aconselham os CIO a seguirem sete regras para demonstrar o valor de negócio do IT. As suas previsões indicam que os CIO que as implementarem serão 75% mais bem-sucedidos em alavancar a sua contribuição estratégica para a missão da organização e aumentar os índices de aprovação dos pedidos de financiamento em 30%.

Num primeiro plano, os peritos notam que são os stakeholders de IT e os consumidores que determinam o que é o valor. Definido o que é valioso, é essencial alinhá-lo com o negócio. Nesse sentido, é prioritário identificar os stakeholders e consumidores-chave por forma a capturar, validar e reavaliar de forma regular as suas necessidades. 

Num segundo ponto, a Gartner afirma que nem todos os resultados são igualmente valorizados. Nesse sentido, os especialistas acreditam ser importante identificar e classificar a importância das prioridades de negócios para, posteriormente, alinhar os recursos de IT para entregarem os resultados esperados. 

Em terceiro lugar, os especialistas refletem sobre a relevância de construir duas narrativas de valor, uma relativa à componente operacional, ou seja, à forma como o negócio se desenvolve, e outra à transformação e crescimento. Tendo em conta que a perceção de valor para cada parâmetro difere de stakeholder para stakeholder, as iniciativas operacionais e de transformação deverão ser diferentes. 

Mais, a Gartner os CIO a medirem o impacto do IT nos objetivos dos stakeholders – ou seja, os resultados -, por oposição ao esforço despendido ou aos recursos consumidos. Apesar da performance das plataformas, sistemas e infraestruturas serem elementos da produção do IT, não representam um valor quantificável para o negócio. 

Adicionalmente, os especialistas indicam que num quinto ponto, os CIO deverão alinhar os custos do IT com os serviços que permitem. Assim, para uma maior demonstração do valor do IT, os líderes deverão apresentar ambos os custos e benefícios em todas as propostas de projetos, tendo em vista determinar e passar a mensagem sobre o verdadeiro valor do trabalho do IT.

Em sexto lugar, a Gartner aconselha os CIO a comunicarem de forma clara o valor do IT na linguagem do stakeholder – ou seja, em linguagem de negócio –, em vez de recorrerem a terminologia técnica. Finalmente, num sétimo ponto a Gartner diz que os líderes deverão garantir que aqueles que investem no IT compreendem a sua contribuição – o valor e o impacto – para os seus objetivos. 

Uma forte relação entre o CIO e o CFO é fundamental para garantir que as estratégias digitais recebem os investimentos apropriados. Para o máximo impacto, as regras deverão ser apenas um “starting point”, posteriormente adaptadas às especificidades de cada organização, conclui a Gartner.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.