Estratégias baseadas nos fluxos de valor podem aumentar eficácia tecnológica

Os analistas da Forrester explicam que as organizações prontas para o futuro estão a mudar o foco do IT da eficiência de custos para a eficácia dos fluxos de valor

Estratégias baseadas nos fluxos de valor podem aumentar eficácia tecnológica

Os analistas da Forrester indicam que, atualmente, a maioria das organizações tecnológicas funcionam como um centro de custos, com as suas operações a serem movidas pela eficiência dos custos. Contudo, notam que o processo muda à medida que a estratégia das organizações se torna mais conectada, orientada para os clientes e para a rapidez e definida pelos insights. 

As organizações tecnológicas preparadas para o futuro estão a expandir o seu foco para o conceito de fluxos de valor - value streams, no inglês -, e a priorizar os seus investimentos tecnológicos com base no valor de negócio criado, contam os analistas da Forrester. Mais, a mudança para uma estratégia tecnológica preparada para o futuro, requer transformar o modelo operacional, abordando temas como o financiamento, os recursos, a medição do desempenho e o rastreio do valor para proporcionar coletivamente valor aos stakeholders de forma transversal, desde o planeamento à produção. 

Por outro lado, explicam os analistas da Forrester, à medida que as cadeias de valor lineares passam a ter uma perspetiva de criação de valor baseada no ecossistema, os fluxos de valor tornam-se mais complexos. Os fluxos de valor permitem o planeamento, o mapeamento e a gestão do valor de forma transversal nestes ecossistemas dinâmicos, proporcionando mais transparência dos custos e disponibilidade de recursos, e permitindo a resolução de problemas e a otimização do desempenho, diz a Forrester.

Numa estratégia tecnológica future-ready, segundo a Forrester, os fluxos de valor potenciam a eficácia ao mudar a perspetiva da atividade para o resultado. Cada fluxo de valor permite o alinhamento das capacidades empresariais e os serviços que proporcionam e consomem, em negócios mais transparentes e mais resultados para os clientes. 

Adicionalmente, a Forrester recomenda a mudança de desempenho internamente focado para OKR – Objetives & Key Results – estratégicos. Os analistas explicam que os fluxos de valor fornecem os conhecimentos e insights necessários para colaboradores individuais, donos de produtos e executivos para priorizar atividades e investimentos que maximizem a criação de valor. Os objetivos estratégicos e os seus OKR ligam os temas estratégicos da empresa e os resultados do negócio às atividades prioritárias identificadas nos fluxos de valor. 

A Forrester está a desenvolver uma investigação para abordar a mudança para uma estratégia preparada para o futuro através de fluxos de valor eficazes, com o papel do valor a mudar à medida que a organização amadurece. Assim, de acordo com os especialistas da Forrester, a eficácia fornece um modelo de planeamento. O foco na eficácia através de fluxos de valor permite às empresas trazer a funcionalidade de testes A/B para o processo de planeamento estratégico, identificando o cenário de maior valor e utilizando esses insights para orientar a execução. 

A transparência transversal do desempenho permite às empresas atuais e futuras adaptarem o roadmap e otimizarem o desempenho, apoiando as mudanças estratégicas em curso, explica a Forrester. Além disso, acrescenta que a eficácia endereça as operações e os resultados e forma a base para comunicar um desempenho preparado para o futuro. Adicionalmente, traz valor à governance preparada para o futuro.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.