Desbloquear o valor dos dados através de uma cultura data-driven

O Fórum Económico Mundial refere que o elevado crescimento dos volumes de dados levará, necessariamente, ao repensar da atual legislação

Desbloquear o valor dos dados através de uma cultura data-driven

Dados recentes davam conta de que o mundo poderia gerar mais dados nos próximos anos do que nos últimos 30, crescimento que não se deve apenas às atividades do ser humano, pelo que até 40% do tráfego da Internet está a ser gerado por máquinas, entre máquinas, conta o Fórum Económico Mundial (FEM). O crescimento desmedido de dados, afirmam, significa repensar a legislação para a constituição de economias e culturas data-driven, fundamentalmente moldadas pelas organizações e empresas. 

Segundo o FEM, no setor privado, as empresas enfrentam o que alguns consideram o “paradoxo dos dados” – um estudo recente da Forrester a 4.036 executivos de alto nível indica que 70% dos decisores de dados estão a recolher dados mais rapidamente do que os podem analisar e utilizar, mas 67% precisam constantemente de mais dados. Nesse sentido, refere o FEM, a oportunidade causada pelas decisões baseadas em dados está a ser dificultada por restrições de capacidade, desafio, por vezes, ampliado pela narrativa predominantemente "defensiva" sobre as políticas de dados e governação.

Nesse sentido, o FEM afirma que para maximizar o valor dos dados e garantir, simultaneamente, a segurança e compliance, são precisas pessoas, organizações e uma cultura adequada para desbloquear as oportunidades, pelo que as empresas não o podem fazer isoladamente. 

Para tal, o FEM diz que as empresas precisam de institucionalizar a estratégia de dados a um nível humano, começando por formalizar um papel de Chief Data Officer (CDO). A posição teria como responsabilidade conceber, implementar e supervisionar uma estratégia holística de dados, desde a recolha à rentabilização; facilitar o livre fluxo de dados, insights baseados em dados e decisões de gestão relacionadas com os dados, a vários níveis; e apoiar os recursos humanos no recrutamento e na requalificação dos trabalhadores. Combinando tudo, o CDO deve ser capaz de capitalizar os dados para fins empresariais e regulamentares, reduzindo perdas de eficiência e silos de informação. 

Por outro lado, o FEM nota que as instituições, incluindo a legislação, acordos e órgãos de direção de dados, têm de enfrentar o desafio e ser modernizadas por forma a ter os dados como um ativo estratégico, como é o caso de regulamentações como o RGPD, que exploram as perspetivas e limites da governação de dados da próxima geração. Mais, o FEM afirma que, a nível nacional, os estados devem procurar aumentar os dados e uma maturidade digital mais ampla. 

Finalmente, o FEM explica que todas as partes interessadas nos ecossistemas de dados devem abraçar e promover uma cultura verdadeiramente orientada para os dados, e é o setor privado, juntamente com os governos e as instituições de educação, que o podem providenciar. 

Transformar os dados em matéria-prima enquanto motor de inovação é uma difícil, mas necessária, tarefa, segundo o FEM, e requer mudanças a nível pessoal e organizacional. Contudo, a crise pandémica tem sido um catalisador desta mudança cultural e à medida que o 5G, e tecnologias como a inteligência artificial reforçam tanto a oferta de dados, como a procura, “este é o momento de atualizar a nossa abordagem de dados de uma forma mais orientada para o futuro”, reitera o Fórum Económico Mundial.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.