Branded Content

Os meus dados são o meu (novo) negócio

A aposta no digital que assente na modernização dos dados é fundamental nas organizações de hoje. É sabido que os dados numa organização são um ativo estratégico, mas a realidade é que apenas uma pequena parte é realmente utilizada para alavancar o negócio

Os meus dados são o meu (novo) negócio

Se quisermos estar mais próximos dos clientes e fornecedores, reduzir custos, prever vendas, monitorizar processos e principalmente sermos ágeis, perante as oscilações do mercado, uma estratégia digital assente na unificação e modernização dos dados terá de ser implementada.

Vivemos num mundo cada vez mais digital onde os dados são produzidos a cada momento e em cada situação. Estima-se que, nos próximos 3 anos, serão criados mais dados do que nos 30 anos anteriores. O aumento do volume, juntamente com a união e modernização, torna essencial a adopção de soluções tecnológicas disruptivas.

As mudanças também são uma constante na nossa sociedade e, como todos sabemos, manter um negócio sustentável por vários anos é incrivelmente difícil. Na realidade, apenas 50% das empresas que pertenciam à lista da Fortune 500, em 2000, é que ainda fazem parte dela nos dias de hoje. É claramente um mundo extremamente competitivo e dinâmico, onde a mudança ocorre continuamente e em ciclos cada vez mais rápidos.

Assim, para nos mantermos na liderança, vai ser necessário ter uma capacidade de reinvenção contínua. Ela terá obrigatoriamente que passar pelos dados e pela clareza da visão que eles nos podem proporcionar sobre o negócio actual e as tendências de mercado. Os líderes do futuro irão confiar nos dados para olhar para todos os “cantos”, e sob todos os “ângulos” do seu negócio, para tomar decisões assertivas que irão fazer prosperar o negócio.

As soluções tecnológicas modernas, baseadas em serviços assentes na Cloud, onde a capacidade de processamento, alojamento e escalonamento são quase ilimitadas, permitem responder a estes futuros desafios. E vão mais além ao permitir associar novas funcionalidades como a adoção de Big Data, Analytics, Machine Learning e Inteligência Artificial.

Para as organizações, é precisamente com esta possibilidade acrescida de adotar soluções de Analytics, Machine Learning & IA que se abre um novo leque de ferramentas que seriam praticamente impossíveis, ou economicamente não-viáveis, de acontecer com sistemas não-Cloud.

Com as ferramentas modernas de Analytics, os indicadores, que agregam várias fontes de informação com grandes volumes de dados, são calculados e mostrados em dashboards de uma forma integrada e segura, quase instantaneamente, proporcionando uma visão 360 do negócio a cada momento e a oportunidade de desenvolver ações, novos produtos e serviços. Por outro lado, a utilização de ML & AI sobre os dados pode automatizar o seu negócio ao detetar tendências e padrões, permitir agir rapidamente e criar novos negócios e novas experiências, únicas e direcionadas para os clientes, e conseguindo assim ficar um passo à frente da concorrência.

Portanto, para sobreviver e prosperar é fundamental uma estratégia moderna assente nos dados da sua empresa. Esta estratégia deverá passar pela utilização de ferramentas modernas assentes na Cloud. Com elas conseguirá cortar nos custos, trabalhar em grande escala, poupar tempo, tomar decisões certas e rápidas e obter, ou fornecer, insights aos seus clientes, fornecedores e aplicações. No fundo, criar as fundações para prosperar com base nos dados.

Na CYCLOID apoiamos as empresas na definição da sua Estratégia de Migração para a Cloud e fornecemos a tecnologia para implementar e operacionalizar soluções altamente escaláveis. Trabalhamos com os maiores operadores globais de telecomunicações e desenvolvemos plataformas que garantem a ligação de milhões de utilizadores.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Cycloid

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.