Google volta a ser multada por abuso de posição dominante

A Korea Fair Trade Commission acusa a Google de bloquear a utilização de versões modificadas do Android, numa estratégia anticompetitiva, de abuso de posição dominante

Google volta a ser multada por abuso de posição dominante

O regulador da Coreia do Sul multou a Google em 149 milhões de euros, por bloquear versões personalizadas do sistema operativo do Android a fabricantes de smartphones. A Korea Fair Trade Commission (KFTC) diz que os termos de contrato da Google com os fabricantes de equipamentos móveis levaram a um abuso da posição dominante do mercado pela grande tecnológica, limitando a competição no mercado de sistemas operativos, reporta a Reuters.

A Google reagiu, respondendo que tenciona apelar à decisão e que ignora os benefícios oferecidos pela compatibilidade de Android com outros programas, assim como as vantagens que os consumidores desfrutam. 

Segundo o presidente da KFTC, Joh Sung-wook, em comunicado, citado pela Reuters, a decisão da KFTC é “significativa”, pelo que oferece uma oportunidade para restaurar a pressão competitiva futura no mercado de aplicações e sistemas operativos móveis.

O regulador diz ainda que a Google dificultou o surgimento de concorrência ao manter os produtores num anti-fragmentation agreement (AFA) do sistema operativo quando assinam os contratos de licenças para a loja de aplicações. Com o AFA, os fabricantes podem equipar os aparelhos com versões modificadas do Android conhecidas como “Android forks”, que têm ajudado a Google a estabelecer a sua dominância no mercado. 

A multa antitrust, nona maior instaurada no país, surge no dia em que entrou em vigor uma emenda à Lei de Negócios de Telecomunicações da Coreia do Sul - popularmente apelidada de "lei anti-Google", aprovada em agosto. A medida bane operadores da app store, como o Google, de exigirem que os developers de software utilizem os seus sistemas de pagamento.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.