Google vai pagar 220 milhões de euros a reguladores franceses

A Google chegou a um acordo com os reguladores franceses para pagar 220 milhões de euros depois de uma investigação de antitrust

Google vai pagar 220 milhões de euros a reguladores franceses

A Google concordou em pagar 220 milhões de euros para resolver as acusações antitrust dos reguladores franceses que alegam que a empresa favorece injustamente as suas próprias ferramentas de compra e venda de anúncios.

Num comunicado, a autoridade de concorrência da França (FCA) disse que multou a Google "por abuso de posição dominante" no mercado de publicidade online em detrimento de plataformas concorrentes.

A Google já tinha sido multada em 150 milhões de euros em dezembro de 2019 pelo regulador, que alegou ter se envolvido em comportamento anticoncorrencial e ter anúncios pouco claros na página do Google Ads.

No entanto, o regulador francês acusou a Google de dar “tratamento preferencial” ao Google Ad Manager, a sua plataforma de gestão de anúncios para grandes editoras. A empresa terá favorecido o seu próprio mercado de anúncios online, o AdX, onde os editores vendem espaço aos anunciantes em tempo real.

O facto de a Google concordar em pagar a multa e resolver o caso marca a primeira vez que a tecnológica concordou em fazer mudanças nas suas práticas como resultado de uma investigação europeia.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.