Assistente de voz leva Google a enfrentar nova investigação antitrust da UE

Em causa, estão acusações de fabricantes de dispositivos, que alegam que a Google os força a pré-definir e a instalar o assistente de voz da big tech em dispositivos Android

Assistente de voz leva Google a enfrentar nova investigação antitrust da UE

A Google soma agora mais uma investigação antitrust da União Europeia. Desta vez, é acusada de obrigar os fabricantes de dispositivos a instalarem o Google Assistant como assistente de voz padrão em dispositivos Android, avança a Reuters, citando a agência de comunicação MLex. "Os fabricantes podem escolher quais os assistentes de voz que instalam nos seus dispositivos e os utilizadores também podem escolher", refere a big tech num e-mail.

Até à data, a tecnológica foi multada em mais de 8 mil milhões de euros pela Comissão Europeia, em três casos distintos. Um novo antitrust pode sujeitar a Google a uma coima de até 10% do seu volume de negócios a nível mundial. A CE afirmou em junho que um inquérito sectorial sobre dispositivos conectados levantou preocupações dos inquiridos sobre determinadas práticas de exclusividade e de ligação, como o impedimento de instalar um segundo assistente de voz.

O executivo da UE pediu aos fabricantes que fornecessem provas de que foram ou estão a ser forçados a pré-instalar o Google Assistant, adiantou a agência noticiosa. Além disso, a CE quer também saber se a grande tecnológica está a utilizar o seu processo de certificação para novos dispositivos para garantir a exclusividade de outras formas. 

A entidade reguladora está a verificar se os utilizadores podem efetivamente utilizar mãos do que um assistente de voz simultaneamente, explica a MLex, pelo que a CE deverá emitir um relatório final do seu inquérito setorial no primeiro semestre de 2022, após o qual poderá abrir novas investigações.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 32 Julho 2021

IT INSIGHT Nº 32 Julho 2021

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.