Gestão de dados impulsiona maioria dos gastos em sistemas de computação e armazenamento

De acordo com a IDC, na primeira metade do ano, as organizações gastaram 6,3 mil milhões de dólares em infraestrutura de computação e armazenamento para suportar o workload Structured Databases/Data Management, que representou 8,5% do total do mercado

Gestão de dados impulsiona maioria dos gastos em sistemas de computação e armazenamento

Na primeira metade de 2022, a workload Structured Databases/Data Management foi a que mais gastou em infraestruturas de IT, indicam dados da IDC no International Data Corporation Worldwide Semiannual Enterprise Infrastructure Tracker: Workloads. No período indicado, as organizações gastaram 6,3 mil milhões de dólares em infraestrutura de computação e armazenamento para suportar este workload, representando 8,5% do total do mercado. 

De um total de 19 workloads, esta é, também, uma das mais maduras, com um crescimento anual de 2,2%. Já os workloads Unstructured Databases e AI Lifecycle foram os que registaram o maior crescimento da procura de infraestruturas de hardware, com os gastos a crescerem 52,9% e 40,2%, respetivamente. De notar, também, que Unstructured Databases ainda são as menores consumidoras de infraestruturas de computação e armazenamento, no valor de 2,3 mil milhões de dólares, enquanto a workload AI Lifecycle representou 4,4 mil milhões. 

As workloads analisadas pela IDC podem ser agrupadas em sete categorias: Application Development & Testing, Business Applications, Data Management, Digital Services, Email/Collaborative & Content Applications, Infrastructure, e Technical Applications.

Os analistas preveem que, em 2022, a categoria de Data Management, que inclui as workloads AI Lifecycle, Business Intelligence and Analytics, Structured Database/Data Management, Text and Media Analytics, e Unstructured Database, será a maior, com 41,1 mil milhões de dólares em gastos em produtos de infraestrutura de computação e armazenamento. 

Assim, continuará a ser o maior workload ao longo período previsto, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 9%, chegando a 56,3 mil milhões de dólares em gastos em 2026. O crescimento deve-se às workloads que mais crescem relacionadas com unstructured data e inteligência artificial. 

Data Management também será a categoria que cresce mais rápido em gastos de infraestrutura em cloud partilhada e uma das que cresce mais rapidamente em ambientes dedicados a um CAGR de 15,9% e 23,5 mil milhões de dólares em 2026 em cloud partilhada e um CAGR de 5,3% e 32,8 mil milhões em ambientes dedicados.

Technical Applications será a categoria que mais cresce no consumo de infraestruturas de computação e armazenamento em ambientes dedicados a um CAGR de 6,2% e a segunda mais rápida em cloud partilhada a um CAGR de 14,8%. Os gastos acumulados na categoria deverão chegar a 11,1 mil milhões de dólares em 2026.
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.