Analítica COVID-19

Analítica: A arma das empresas no "novo normal"

A COVID-19 trouxe consigo uma nova realidade para a qual a maioria dos modelos de negócio não foram pensados. Ricardo Pires Silva, Diretor Executivo do SAS Portugal, explica de que forma é que a analítica está a ajudar as empresas a enfrentar esta situação.

Analítica: A arma das empresas no "novo normal"

No contexto da pandemia que estamos a viver, a importância dos dados torna-se cada vez mais evidente. Vemo-lo a toda a hora, nas notícias, nas redes sociais, em conversa. Confrontados com esta situação inesperada, olhamos para como outros países lidaram com o problema para determinar o que fazer (ou não), associamos medidas tomadas com resultados observados, e mantemo-nos atualizados sobre dados – não só epidemiológicos como económicos – com um rigor que anteriormente não se verificava. Não restam, portanto, dúvidas de que os dados ganharam tanto relevo como visibilidade para as pessoas, organizações e governos nos últimos meses.

Foi com isto em mente que o SAS disponibilizou de forma gratuita o que chama de COVID-19 Resource Hub, que disponibiliza uma visualização dinâmica de dados através de um dashboard online, bem como software que permite que os clientes se liguem a esta plataforma ou a instalem nas suas redes para agregar dados próprios.

Esta funcionalidade é de particular relevo, visto não existir nos muitos dashboards públicos atualmente disponíveis. Isto permite que os clientes, com base nas suas próprias fontes de dados, possam fazer a previsão de como é que esta situação vai afetar as suas cadeias de distribuição e abastecimento em particular, e tomem decisões informadas relativamente a workforce management, como no planeamento de layoffs e sistemas rotativos.

“Esta é uma situação nova – totalmente imprevisível, o que torna imprescindível ter a capacidade de tomar decisões informadas com base em dados quase em tempo real”, explica Ricardo Pires Silva, Diretor Executivo do SAS Portugal, em declarações à IT Insight. “Também se tem ouvido muito que esta situação causou, pela primeira vez desde a Grande Recessão, um choque simultâneo na procura e oferta, e ninguém estava verdadeiramente preparado para isso”.

Isto significa que é muito difícil fazer previsões – sejam de saúde pública, economia, ou mercado – com base na experiência passada.

Quando uma empresa sabe que vai escoar o que produz, existe uma grande margem de erro, e o modelo just in time é perfeitamente adequado. Numa situação destas, contudo, é necessário saber com certeza e precisão quando é que vai existir de facto procura, para que não se criem despesas de produção sem certeza de retorno, levando a perigosos balanços negativos e despesas adicionais de acumulação de stock – ou, pelo contrário, a incerteza leve à paragem da produção em momentos nos quais a procura seria alta. E isto só pode ser feito através de ferramentas de analítica.

“Nunca, como agora, foi tão importante tentar fazer previsões com base em dados reais e não apenas na intuição e no que aconteceu no passado”, refere.

Adicionalmente, a própria analítica requer adaptação à situação atual. Do ponto de vista metodológico, explica o responsável, está preparada, mas é necessário criar modelos que introduzam novas variáveis – como, mais uma vez, a disfunção procura-oferta, ou os estímulos do Governo, que são altamente distintos de país para país.

“Acho que é muito importante, nesta altura de complexidade e incerteza que estamos a viver, que as organizações passem a incluir fontes de dados novas e externas, que provavelmente não estariam a ser incluídas nos seus modelos. Normalmente, usariam apenas dados próprios ou da sua indústria, mas agora começam a entrar cenários de modelação totalmente novos que requerem novos conjuntos de dados”.

Como tal, o SAS está a trabalhar com os seus clientes para os ajudar a incorporar estes novos dados nos seus processos – como, por exemplo, no tratamento e processamento de tipos completamente novos de dados – de forma a que a empresa tenha a capacidade de se adaptar a este novo contexto com agilidade de resposta e continuidade do negócio.

“Acho que esta situação vai trazer um nível muito maior de consciencialização coletiva sobre a importância de tomar decisões com base em dados”, conclui Ricardo Pires Silva. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.