Projetos IoT devem proporcionar retorno em menos de três anos

Estudo indica que mais de metade dos líderes empresariais e tecnológicos esperam um retorno sobre o investimento em projeto IoT no espaço de três anos. Há espaço para melhorias entre os fornecedores de serviços e equipamentos IoT

Projetos IoT devem proporcionar retorno em menos de três anos

De acordo com um novo estudo da Fujitsu, a tecnologia da Internet das Coisas (IoT) alcançou um mainstream antecipado, com os líderes empresariais e tecnológicos a esperarem resultados tangíveis em três anos ou menos – dando assim o sinal de que os dias de testes com projetos IoT faz agora parte do passado.

A Fujitsu solicitou à IDG Connect um estudo para melhor compreender o modo como a tecnologia IoT está a amadurecer nas empresas e para medir as expetativas do setor. Os dados confirmam que a IoT já amadureceu muito mais do que uma tecnologia emergente e sublinham que as empresas estão cada vez mais impacientes no que toca a esperar que a IoT impulsione os seus resultados.

Quase três quartos dos inquiridos (73%) confirmaram que as implementações IoT avançaram muito para lá das fases de teste e educação do mercado, com quase metade delas a proporcionarem resultados. Sublinhando este foco crescente no retorno, o estudo concluiu que quase um terço (31%) espera retorno sobre os investimentos em projetos IoT no prazo de um a dois anos, e 56% espera rentabilidade no prazo de três anos.

Devido à complexidade da IoT, as empresas estão a virar-se para fornecedores de serviços e equipamentos que as auxiliem com as implementações. No entanto, o estudo também indica que os fornecedores não estão a corresponder às expetativas. As grandes preocupações são: a necessidade de um melhor suporte (24%); uma colaboração mais próxima para que as marcas compreendam as necessidades únicas do seu cliente (23%); um apelo à redução dos preços (20%); uma maior flexibilidade contratual (17%); e mais opções as-a-Service prontas a usar (15%).

Yves de Beauregard, Responsável de Soluções de Negócio Digitais da Fujitsu na EMEIA, afirma que “as tecnologias IoT estão a entrar num mainstream precoce num vasto conjunto de setores verticais, como confirma o nosso estudo. Para obter o maior valor da IoT, a Fujitsu está fixada em implementar tecnologias duradouras e robustas que assegurem o máximo retorno para os seus clientes. Estamos a aproveitar a nossa profunda experiência em tecnologia e a combiná-la com o know-how do negócio dos nossos clientes. Os resultados do estudo mostram que é evidente que as empresas já estão a ter retornos sólidos sobre o seu investimento em projectos IoT. Tal deveria constituir um incentivo atrativo para qualquer organização que ainda esteja céptica quanto a experimentar a IoT e a obter valor a partir desta”.

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.