Google chegou a acordo em processos onde é acusada

A gigante tecnológica chegou a acordo nos processos em que é acusada. Ficaram fechados os casos Wi-Spy, a discriminação com base na idade e ficará também fechado o caso de negligência no tratamento de dados pertencentes a crianças

Google chegou a acordo em processos onde é acusada

Tratam-se de acordos “modestos”, considera a ZDNet, alcançados pela Google para fechar de vez estes processos judiciais. O Wi-Spy já está em tribunal desde 2010. Neste caso, a denúncia é de que o projeto de mapeamento Street View do Google Maps recolhia, além de imagens, informação de WiFi doméstico não encriptada, credenciais e outras informações pessoais, por todo o mundo.

A Google concordou em destruir todas as informações recolhidas nessa altura, mas os 13 milhões de dólares referentes ao acordo serão uma quantia modesta que apenas servirá para pagar a algumas vítimas (os queixosos) e suportar os custos legais. As indemnizações não serão feitas de forma individual, por não ser possível identificar todas as vítimas.

O caso referente à discriminação com base na idade em candidaturas a emprego foi resolvido com 11 milhões de dólares. Foram mais de 200 pessoas com mais de 40 anos a formalizar a queixa, que agora receberão cerca de 35 mil dólares cada. Apesar de a Google ter chegado a acordo, continua a negar ter discriminado intencionalmente indivíduos com base na idade.

O último caso, relativo à negligência no tratamento de dados de menores, através do YouTube, ainda não tem um valor definido, mas espera-se que a multa seja multimilionária. Acredita-se que a Google terá chegado a acordo com o governo norte-americano, depois de ter violado leis federais e o regulamento que protege a privacidade das crianças online.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.