Apps do Google Play escondem malware

Duas aplicações disponíveis na loja virtual da Google escondiam backdoor MobOk

Apps do Google Play escondem malware

Duas apps de edição de fotos – a Pink Camera e Pink Camera 2 – estavam disponíveis no Google Play e já teriam sido instaladas cerca de dez mil vezes. A Kaspersky identificou que o malware MobOk se escondia por trás delas.

Os investigadores da empresa de segurança referem que as aplicações foram desenhadas para roubar informações pessoais das vítimas e utilizadas para a subscrição de serviços pagos. Os utilizadores das aplicações só davam conta de que estavam a ser enganados quando viam estes valores nas contas dos seus telemóveis.

Assim que os utilizadores começavam a editar fotografias através das aplicações Pink Camera, estas pediam acesso às notificações e era a partir daí que se dava início à atividade maliciosa no background. O objetivo desta atividade era fazer com que o utilizador pagasse pela subscrição de serviços móveis.

As aplicações já foram removidas da Google Play e já não estão disponíveis.

 

Para evitar ser vítima de aplicações maliciosas, os investigadores da Kaspersky recomendam:

·       Lembrar que mesmo uma fonte fidedigna, como uma app store oficial, podem ter aplicações perigosas. Estar sempre alerta e verificar sempre as permissões das aplicações para confirmar tudo o que se está a permitir a que as aplicações instaladas acedam. Verificar as classificações e reviews em stores oficiais, como a Google Play ou a App Store. As aplicações maliciosas podem por vezes receber classificações baixas e os próprios consumidores poderão fazer comentários de alerta sobre risco de malware em caso de instalação da aplicação.

·       Prestar atenção extra aos pedidos de permissão.

·       Instalar os updates do sistema e da aplicação assim que os mesmos estejam disponíveis – corrigem vulnerabilidades e mantém os dispositivos protegidos.

·       Utilizar uma solução de segurança fiável para uma proteção abrangente contra um grande conjunto de possíveis ameaças.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.