Descoberto malware em aplicações disponíveis no Google Play

Foi um editor da Buzzfeed a contactar a empresa de segurança CheckPoint para comunicar a disseminação de conteúdo não seguro através da loja virtual de aplicações para dispositivos Android

Descoberto malware em aplicações disponíveis no Google Play

Craig Silverman, editor da Buzzfeed, recolheu indícios de “PreAMo” em aplicações na Google Play. Este tipo de malware “imita o utilizador através do clique em banners recuperados de três agências – Presage, Admob e Mopub”, segundo explica a Check Point.

Silverman contactou a empresa de segurança, que confirmou a existência de aplicações que redirecionavam para atividades fraudulentas, “dirigidas a agências de publicidade”.

Descobriram-se seis aplicações com o malware, com mais de 90 milhões de downloads feitos. O passo seguinte foi avisar a Google, que eliminou as aplicações infetadas da loja.

A Check Point dá algumas dicas sobre como prevenir a ‘contaminação’: instalar apenas aplicações de lojas oficiais; verificar a fiabilidade da aplicação através de ortografia, comentários e número de downloads; instalar uma solução de segurança fiável; não se ligar a redes desconhecidas; além de se dever confirmar sempre os links antes de clicar.

Os seis pacotes removidos foram, informa a Check Point, “com.pic.mycamera”, “com.omni.cleaner”, com.speedbooster.optimizer”, “com.rambooster.totalcleaner”, “com.cooler.smartcooler” e “com.flashlight.torch.screenlight.party”, que correspondem às aplicações Selfie Camera, Omni Cleaner, RAM Master, Total Cleaner, Smart Cooler e AIO Flashlight.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.