Cisco revela bug no IOS XE permeável a ataques

Na interface web do IOS XE para switches e routers, a Cisco identificou um bug aberto a ataques remotos por via de anúncios fraudulentos

Cisco revela bug no IOS XE permeável a ataques

A Cisco corrigiu um bug de alta gravidade no seu software IOS XE, que deixava qualquer pessoa entrar em redes internas sem password.

O bug, chamado CVE-2019-1904, pode ser explorado via remota, através de um ataque de falsificação ‘cross-site’ (CSRF) em sistemas afetados.

O IOS XE da Cisco é usado em inúmeros routers e switches Cisco Catalyst. O bug não afeta IOS, IOS XR, ou variantes NX-OS.

Num cenário de ataque, um exploit CSRF pode ser escondido em anúncios maliciosos, permitindo que um invasor entre nos sistemas da vítima e segmente redes ou administradores internos sem ativar nenhum alarme. Um invasor que explora com êxito a falha pode executar qualquer ação que desejar com o mesmo nível de privilégio do utilizador afetado.

A Cisco avisa que “se o utilizador tiver privilégios administrativos, o atacante pode mudar a configuração, botões de execução, ou recarregar um dispositivo afetado”. A única forma de combater este problema é instalando software da Cisco, disponível para os clientes da empresa com uma licença válida.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.