Soluções edge avizinham fortes investimentos nos próximos dois anos

Três quartos das organizações planeiam aumentar os seus gastos em edge nos próximos dois anos, um aumento médio de 37%

Soluções edge avizinham fortes investimentos nos próximos dois anos
 

A jornada edge está em curso para muitas organizações que procuram conectar-se com os clientes de novas formas, melhorar a eficiência operacional e adotar tecnologias digitais para apoiar a inovação. O estudo EdgeView 2022 da IDC concluiu que três quartos das organizações planeiam aumentar os seus gastos em edge nos próximos dois anos, um aumento médio de 37%, devido a uma combinação de fatores.

Os requisitos de desempenho da expansão das cargas de trabalho e dos novos casos de uso que aproveitam a inteligência artificial e machine learning exigem uma maior capacidade de computação edge. Além disso, a quantidade de dados armazenados em edge está em rápida expansão, e as organizações planeiam manter estes dados durante mais tempo. Como resultado, o número de servidores físicos a serem implementados em edge locations está a aumentar. A maior parte deste investimento prioriza a modernização das infraestruturas existentes em edge locations, em oposição à construção de novas infraestruturas.

A investigação concluiu ainda que as empresas que implementaram edge estão altamente focadas na construção de negócios escaláveis com investimentos que podem contribuir rapidamente para os resultados. Os principais objetivos para a adoção de edge são o aumento das receitas, a melhoria dos produtos e serviços e a redução dos custos. Contudo, por outro lado, também apresentam oportunidades para preencher um nicho de mercado ou modificar um mercado existente.

"As empresas estão a sinalizar que querem os benefícios de um modelo operativo de cloud com a liberdade de o implementar em qualquer lado", afirma Dave McCarthy, research vice-president de Cloud and Edge Infrastructure Services da IDC, acrescentando que "isto cria enormes oportunidades para que os fornecedores de tecnologia possam reduzir a complexidade e manter a consistência nestes ambientes distribuídos".

"As implementações de infraestruturas edge estão a mudar o IT para um papel mais estratégico e influente dentro da organização", reflete Jennifer Cooke, research director de Edge Strategies. "A organização de IT está a conduzir e a apoiar esforços críticos de que priorizam o digital dentro da organização", completa.

Outras conclusões do relatório indicam que as organizações classificam a capacidade de integrar soluções edge com infraestruturas antigas como um critério-chave. No entanto, as estratégias de gestão edge não estão fortemente integradas com a cloud e o core, sugerindo que as organizações podem precisar de rever a sua estratégia de gestão, uma vez que procuram alavancar recursos de core, cloud e edge como um conjunto coeso de recursos flexíveis, indica a IDC.

Além disso, as organizações vão continuar a implementar e apoiar muitas arquiteturas de computação, armazenamento e rede em edge. Ser capaz de implementar em vários ambientes é também um critério de seleção fundamental, sublinhando o plano continuado de uma organização de alargar os recursos computacionais em muitos tipos diferentes de ambientes. Mais, nos próximos dois anos, espera-se que dois terços das organizações se movam mais para os recursos de cloud pública. Mas, no geral, todos os tipos de edge vão crescer.

No que diz respeito ao equipamento, o relatório nota que a maioria das organizações preferem manter a propriedade das infraestruturas, alimentando uma maior procura de modelos de consumo flexíveis que tenham os benefícios opex da cloud com maior propriedade e controlo de infraestruturas

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.