Receitas de serviços na cloud pública cresceram no último ano

As receitas mundiais relacionadas com os serviços em clouds públicas cresceu 19,9% em 2023 em comparação com 2022

Receitas de serviços na cloud pública cresceram no último ano

A receita mundial do mercado de serviços de cloud pública totalizou os 669,2 mil milhões de dólares no ano civil de 2023, um aumento de 19,9% em comparação com 2022, de acordo com novos dados do “Worldwide Semeannual Public Cloud Services Tracker” da IDC.

A maior fonte de receita de serviços de cloud pública em 2023 foi Software-as-a-Service –Aplicações (SaaS – Aplicações), que representou quase 45% do total do mercado. Infrastructure-as-a-Service (IaaS) foi a segunda maior categoria de receita com 19,9% do total, enquanto Plataform-as-a-Service (PaaS) e Software-as-a-Service – Software de Infraestrutura de Sistema (SaaS – SIS) corresponderam a 18,4% e 17% da receita geral respetivamente. PaaS e SaaS – SIS foram as categorias com o crescimento de receita mais rápido ano após ano.

Em grande parte devido ao investimento do utilizador final em IA, o crescimento da receita de PaaS continua a superar o mercado geral de cloud”, explicou Adam Reeves, research director, PaaS for Developers of Modern and Edge Applications da IDC. “Tanto os fornecedores líderes de mercado quanto os fornecedores mais pequenos continuam a lançar ofertas de IA fornecidas por PaaS. Os fornecedores estão focados em serem parceiros estratégicos para os seus clientes, oferecendo ofertas de alto desempenho, developer-friendly, confiáveis e seguras que ajudam os utilizadores a fornecer aplicações inteligentes de maneira mais eficiente”.

Os principais fornecedores de serviços de cloud pública mantiveram as suas posições em 2023, com a receita combinada dos cinco principais fornecedores de serviços de cloud pública – Microsoft, Amazon Web Services, Salesforce, Google e Oracle – a capturarem 40,5% do total mundial. Com ofertas em todas as quatro categorias de implementação, a Microsoft permaneceu na primeira posição no mercado geral de serviços na cloud pública, com 16,8% de participação em 2023, seguida pela Amazon Web Services com 12,4% de participação.

A IDC prevê que a receita mundial de serviços de cloud pública ultrapasse 800 mil milhões de dólares em 2024, um aumento de 20,5% em relação a 2023, com um aumento semelhante esperado em 2025. Embora a taxa anual de crescimento desacelere ligeiramente durante o período de previsão, ainda há a previsão de que o mercado entregue uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) a cinco anos de 19,5%, com as receitas mundiais a atingirem os 1,6 milhões de milhões de dólares em 2028.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.