Gastos em cloud pública vão ultrapassar os 675 mil milhões de dólares em 2024

É previsto um crescimento anual de mais de 20%, potencializado pelas aplicações ativada pela IA generativa em grande escala

Gastos em cloud pública vão ultrapassar os 675 mil milhões de dólares em 2024

A Gartner prevê que as despesas mundiais individuais nos serviços de cloud públicas tenham um crescimento de 20,4% angariando um total de 675,4 mil milhões de dólares. A Inteligência Artificial (IA) generativa e a modernização das aplicações são das principais causas para este aumento.

O crescimento contínuo que esperamos ver nas despesas feitas com a cloud pública podem ser atribuídas à IA generativa por conta da criação contínua de modelos gerais de fundamento e da intensificação do lançamento de aplicações ativadas por inteligência artificial generativa em escala”, afirma Sid Nag, Vice-Presidente Analyst na Gartner. “Por causa deste crescimento contínuo, esperamos que os gastos feitos por individuais irão ultrapassar o marco de um bilião de dólares até ao fim da década”, acrescenta.

Antevê-se um crescimento em todos os segmentos do mercado de clouds em 2024. É previsto que as Infrastructure-as-a-Service (IaaS) experienciem o maior crescimento com uma percentagem de 25,6%, seguido das Platform-as-a-Service (PaaS) com 20,6%.

A IaaS continua a ter um crescimento robusto que é a reflexão da revolução em IA generativa que está em marcha”, afirma Nag. “A necessidade das infraestruturas para efetuar a formação, a inferência e a afinação dos modelos de IA têm vindo a aumentar e irá continuar a crescer exponencialmente, e terá um efeito direto no consumo das IaaS”, acrescenta.

Com as infraestruturas de cloud e as plataformas de serviços a obterem o maior crescimento dos gastos, as SaaS continua o maior segmento do mercado das clouds nas despesas individuais. Prevê-se que as despesas feitas a plataformas de Software-as-a-Service (SaaS) tenham um crescimento de 20% arrecadando um total de 247,2 mil milhões de dólares em 2024.

O gasto em SaaS é derivado da modernização das aplicações de fornecedores de softwares independentes para funcionar num modelo de consumo baseado nas SaaS”, disse Nag. As organizações continuam a aumentar o uso de cloud para casos específicos de uso como a IA, machine learning, Internet of Things e grandes volumes de dados que impulsiona o crescimento das SaaS”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.