Adoção de IA pode levar a crescimento de 61 mil milhões de euros da economia portuguesa

Estudo refere que, se se mantiver a taxa de adoção de IA atual em Portugal, o impacto económico poderá chegar aos 61 mil milhões de euros até 2030

Adoção de IA pode levar a crescimento de 61 mil milhões de euros da economia portuguesa

O estudo independente da Strand Partners encomendado pela Amazon Web Services (AWS) “Desbloquear as ambições da Europa sobre Inteligência Artificial (IA) na década digital” indica que 35% das empresas em Portugal já adotou a tecnologia de IA e que, a manter-se a taxa de adoção de IA no país, o impacto económico total estimado da adoção da tecnologia chegaria aos 61 mil milhões de euros até 2030.

No entanto, o relatório sugere que, para tirar partido de todo o potencial de inteligência artificial, Portugal tem de resolver três questões críticas, nomeadamente criar um ambiente favorável à inovação; colmatar o défice de competências digitais no país; e garantir que as empresas de todas as dimensões têm acesso às tecnologias mais recentes.

O estudo indica que as empresas portuguesas aumentaram os seus investimentos em tecnologia digital em 61% desde setembro de 2022, acima da média europeia (51%), e que 87% das empresas já ouviu falar de tecnologias e 35% assume conhecer bem a tecnologia. 

Diz o mesmo estudo que 71% das empresas portuguesas afirma que as dificuldades em contratar recursos humanos com boas competências digitais estão a atrasar o seu crescimento – em comparação com uma média europeia de 44%. Uma percentagem significativa de 60% dos cidadãos portugueses considera que a Inteligência Artificial pode ser fundamental para resolver problemas globais, tais como as alterações climáticas.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.