Novas tecnologias vão impulsionar Indústria 4.0 nos próximos anos

Estima-se que a Indústria 4.0 deverá atingir um valor de 258 mil milhões de euros até 2028 através de novas tecnologias, como IA e realidade aumentada

Novas tecnologias vão impulsionar Indústria 4.0 nos próximos anos

Em 2023, surgiram novas tecnologias que moldaram o panorama industrial. De acordo com a ESI Robotics, ao longo de 2024 a indústria vai continuar a testemunhar transformações impactantes em várias áreas.

Segundo a Emergen Research, o mercado global da Indústria 4.0 deverá atingir um valor de 258 mil milhões de euros até 2028, com uma robusta taxa composta de crescimento anual de 16,3%. No que toca às áreas tecnológicas, IA, robótica e realidade aumentada são algumas das grandes tendências em 2024.

A IA marcou 2023, alcançando popularidade muito além da indústria e dos setores tecnológicos. Segundo o estudo “2024 Consumer Trends” da Eutomonitor Internacional, as ferramentas de IA generativa fazem parte do dia a dia dos consumidores, sendo que em 2023, 72% dos consumidores utilizaram-na para melhorar a sua vida. Se a IA tem um papel significativo na vida dos consumidores, é fundamental que as indústrias tirem partido desta tecnologia, que é a grande impulsionadora da transformação digital. A IA será fundamental para aprimorar a manutenção preditiva. O surgimento de algoritmos cada vez mais avançados vai permitir analisar grandes e complexos volumes de dados em tempo real e de uma forma nunca vista.

Em 2024, a robótica terá um papel transformador, que irá muito além da indústria, uma vez que a sua aplicação vai desde a saúde até ao atendimento ao cliente. O desenvolvimento destas tecnologias vai tornar os processos mais eficientes e seguros. A automação inteligente, impulsionada pela IA e Machine Learning (ML), estará no centro das operações industriais. Robôs colaborativos e industriais continuarão a ser utilizados de forma autónoma para executar tarefas repetitivas e perigosas, aumentando a eficiência e reduzindo os riscos para os trabalhadores.

A Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) ganharão ainda mais popularidade à medida que se tornam mais acessíveis e disponíveis para diferentes aplicações. A formação de colaboradores será revolucionada por estas tecnologias, pois permitem criar ambientes virtuais onde os colaboradores podem simular tarefas complexas e interagir com máquinas e equipamentos de forma mais segura. Além disso, o grande impacto destas tecnologias será registado na manutenção industrial, facilitando diagnósticos rápidos, orientações para reparações e reduzirá significativamente o tempo de inatividade das máquinas e equipamentos.  

A conectividade entre dispositivos industriais continuará a crescer como já foi registado nos últimos anos. Numa fábrica inteligente, todas as máquinas, sensores e sistemas estão conectados e constantemente a gerar dados que, quando analisados corretamente, podem revelar padrões e tendências valiosos, otimizando processos de produção, melhorando a manutenção preditiva e permitindo uma gestão mais eficiente da produção. A adoção de IIoT será fundamental para a transformação digital das indústrias.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.