O futuro dos dados empresariais é de fonte aberta

O futuro das bases de dados de grande parte das organizações será de fonte aberta, uma vez que há pouca apetência para extrair e substituir os dados de uma determinada base de dados

O futuro dos dados empresariais é de fonte aberta

As bases de dados têm um poder de permanência dentro da empresa, uma vez que os dados cheguem a uma determinada base de dados, há pouca apetência para os extrair e substituir. É claro que as migrações na base de dados ocorrem, mas na maior parte das vezes, as empresas mantêm-se em bases de dados antigas para aplicações antigas, mesmo quando os desenvolvedores adotam novas bases de dados para novas aplicações.

Assim sendo, é normal haver bases de dados antigas firmes no topo do ranking de popularidade da base de dados DB-Engines. Um inquérito da Stack Overflow afirma que um em cada três gigantes patenteados da base de dados forma a lista das bases de dados mais populares, embora com níveis muito divergentes de "popularidade".

No entanto, as bases de dados que os desenvolvedores utilizam são na maioria das vezes bases de dados de código aberto. Quando questionadas sobre as bases de dados que utilizam e pretendem continuar a usar, as empresas distinguem cinco nomes: Redis (66,5%), PostgreSQL (63.9%), Elastic Search (58.7%), MongoDB (56.0%) e Firebase (54.9%).

Nem todas são de código aberto (a Firebase nunca foi uma base de código aberto e a MongoDB substituiu a sua licença de código aberto há alguns anos), mas as bases de dados mais procuradas são.

Já quando questionadas sobre quais as bases de dados que as empresas esperam utilizar no futuro, 19,4% elege a MongoDB, 15,6% a Postgresq, 12,2% a Elastic Search e a Redis e 9,2% a Firebase.

Durante muitos anos, as bases de dados de código aberto trabalharam para serem vistas como alternativas de classe executiva aos proprietários, o que parece ter funcionado com base nos resultados desta sondagem. O futuro dos dados empresariais é então de fonte aberta.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.