Metade dos candidatos desistem antes de começar emprego

Num período de um ano, metade dos candidatos aceitaram uma proposta de emprego de RH, mas desistiram antes de começar, indica inquérito da Gartner

Metade dos candidatos desistem antes de começar emprego

Um inquérito da Gartner – a cerca de 3.500 candidatos e realizado em maio – revela que, num período de 12 meses, 50% dos entrevistados aceitaram uma oferta de emprego e desistiram da mesma ainda antes de iniciar funções, com 35% a receber quatro ou mais propostas na sua última procura de emprego.

Entre quase dois mil candidatos que recentemente aceitaram uma proposta de emprego, 47% dizem continuar abertos a outras oportunidades e 42% acreditam que conseguiriam encontrar uma melhor oferta se continuassem a procurar.

“A competição por talentos continua acirrada – a nossa investigação mostra que 59% dos líderes de RH esperam uma maior competição de talentos nos próximos três meses”, afirma Jamie Kohn, diretor sénior de RH da Gartner. “Estamos a ver muitos candidatos descomprometidos com o seu novo empregador e a manter um pé no mercado de trabalho”.

Entre os principais requisitos indicados pelos candidatos para aceitar uma oferta de emprego, destacam-se a flexibilidade (59%), o melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional (45%) e a remuneração mais elevada (40%).

A transparência salarial é um fator determinante na decisão de candidatura a um emprego, sendo que 64% dos profissionais estão mais predispostos a candidatarem-se se houver discriminação salarial na descrição da oferta – algo que afetou negativamente a decisão de 44% dos inquiridos num período de um ano.

“Quase 90% dos candidatos disseram que saíram de um processo de contratação devido a pelo menos uma incompatibilidade nas preferências da proposta de valor ao funcionário”, indica Kohn. “Isso inclui remuneração e benefícios, mas também coisas como flexibilidade no horário de trabalho, plano de carreira, desenvolvimento de habilidades, diversidade de equipa e estilo de gestão”.

Com apelo ao regresso ao escritório pela parte de muitas empresas, as preferências dos candidatos contrariam claramente esta tendência. 78% dos profissionais com empregos híbridos ou remotos apontaram que preferem trabalhar remotamente a maioria do tempo.

O diretor de RH da Gartner acrescenta ainda que “quando se trata de transparência salarial e de mandatos de regresso ao escritório, as organizações podem melhorar ou impedir os seus esforços de atração de talentos com base nas decisões que tomam”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.