Líderes afirmam que cloud híbrida é fundamental para a modernização

Estudo da IBM indica que os líderes de empresas veem a cloud híbrida como fundamental para a modernização da sua organização, mas quase 70% dos entrevistados diz que a sua equipa não possui as competências necessárias para gerir os ambientes cloud

Líderes afirmam que cloud híbrida é fundamental para a modernização

Um novo estudo global da IBM revelou que mais de 77% dos entrevistados adotaram uma abordagem de cloud híbrida que pode ajudar a impulsionar a transformação digital, mas a maioria das organizações inquiridas sublinha a complexidade que enfrenta para fazer com que todos os ambientes cloud funcionem de forma conjunta. À medida que as organizações se deparam com escassez de competências, desafios de segurança e obstáculos de conformidade, menos de um quarto dos entrevistados em todo o mundo gere os seus ambientes de cloud híbrida de forma holística – o que pode criar pontos cegos e colocar os dados em risco.

O estudo “IBM Transformation Index: State of Cloud”, encomendado pela IBM e conduzido pela empresa de estudos independente The Harris Poll, foi criado para ajudar as organizações a mapear a sua transformação na cloud e dar-lhes a capacidade de autoavaliar a sua evolução. Construído sobre uma base que tira partido de insights de profissionais em cloud, as empresas podem usar este índice para obter métricas mensuráveis que podem ajudar a quantificar o seu progresso e descobrir áreas de oportunidade e crescimento. O índice inclui mais de três mil decisores de negócios e tecnologia de 12 países e em 15 setores, incluindo serviços financeiros, área industrial, administração pública, telecomunicações e saúde, para entender onde as organizações estão a avançar ou apenas a emergir nas suas jornadas de transformação.

O índice aponta para uma forte correlação entre a adoção da cloud híbrida e o progresso na transformação digital. Na verdade, 71% dos entrevistados acha que é difícil realizar todo o potencial da transformação digital sem ter uma sólida estratégia de cloud híbrida. Ao mesmo tempo, apenas 27% dos entrevistados possui as características necessárias para serem considerados “avançados” na sua transformação. Esta desconexão pode dar-se por:

  • Conformidade: as empresas concordam que garantir a conformidade na cloud é atualmente muito difícil – especialmente porque os requisitos regulatórios e de conformidade estão a ganhar elevada relevância em todo o mundo;
  • Segurança: Embora as empresas tenham adotado uma variedade de técnicas de segurança para proteger as cargas de trabalho na cloud, as preocupações com a segurança ainda permanecem;
  • Capacidades: à medida que as organizações enfrentam a realidade da escassez de talentos, não conseguem implementar uma estratégia holística de cloud híbrida – o que pode criar lacunas na segurança e conformidade e causar riscos em ambientes cloud. 

À medida que vemos os requisitos regulatórios crescerem em todo o mundo, a conformidade é uma prioridade para os líderes de negócio. Essa preocupação é ainda maior em setores altamente regulamentados. No entanto, ao mesmo tempo, estão a enfrentar um cenário de ameaças crescente – que exige gestão holística dos seus ambientes multicloud para evitar os riscos de uma Frankencloud – um ambiente tão desconectado que é difícil de navegar e pode ser quase impossível de proteger, principalmente contra riscos de terceiros e para terceiros”, disse Howard Boville, Head da IBM Cloud Platform. “Uma estratégia de integração para reunir estas diferentes peças é o que separa os líderes do resto das equipas operacionais – a alternativa é pagar o preço da Frankencloud”.

Quando se trata de gerir aplicações na cloud, 69% dos entrevistados diz que a sua equipa não possui as competências necessárias para ser proficiente. Este é um grande obstáculo para a inovação, com mais de um quarto dos entrevistados a dizer que a escassez de capacidades e talentos está a impedir os objetivos de cloud dos seus negócios. Os efeitos não param por aqui – essas limitações também estão a impedir as organizações de alavancar o poder das parcerias. Mais de um terço dos entrevistados diz que a falta de capacidades técnicas os impede de integrar os parceiros do ecossistema em ambientes cloud. Esse desafio é ainda maior nos EUA, onde quase 40% admite essa falta de competências – apontando para a necessidade de talento.

Embora mais de 90% dos serviços financeiros, telecomunicações e organizações governamentais tenham respondido que têm vindo a adotar ferramentas de segurança, como computação confidencial, autenticação multifator e muito mais, permanecem lacunas que impedem as organizações de impulsionar a inovação. Na verdade, 32% dos entrevistados em geral cita a segurança como a principal barreira para cargas de trabalho integradas em ambientes cloud e mais de um quarto dos entrevistados concorda que as preocupações com segurança representam um obstáculo para atingir as suas metas de negócios na cloud.

As preocupações com a segurança estão a impedir as organizações de aproveitar todo o potencial das parcerias. Como possíveis lacunas de segurança podem causar riscos de terceiros e para terceiros, os entrevistados dizem que a gestão de dados (49%) e a segurança cibernética (47%) são os principais desafios para integrar totalmente o seu ecossistema de negócios na cloud.

Com os regulamentos em ascensão, os desafios de conformidade também aumentam. 53% dos entrevistados acredita que garantir a conformidade na cloud é atualmente muito difícil e quase um terço cita problemas de conformidade regulatória como uma barreira importante para integrar cargas de trabalho em ambientes de TI públicos e privados. Nos serviços financeiros, por exemplo, mais de um quarto dos entrevistados concorda que atender aos requisitos do setor os impede de atingir totalmente os seus objetivos de cloud. Esses desafios abrangem todo o mundo e são especialmente prevalentes em países como Singapura, China, Índia e Japão.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.