Empresas gastam cerca de 18,3 mil milhões de dólares em serviços cloud no arranque do ano

Os clientes empresariais gastaram cerca de 18,3 mil milhões de dólares em infraestruturas de computação cloud e armazenamento no primeiro trimestre de 2022. Este valor traduz um aumento de 17,2% face ao período homólogo

Empresas gastam cerca de 18,3 mil milhões de dólares em serviços cloud no arranque do ano

As empresas estão a gastar cada vez mais com serviços cloud. No arranque deste ano, os clientes empresariais gastaram cerca de 18,3 mil milhões de dólares em infraestruturas de computação cloud e armazenamento. Este valor traduz um aumento de 17,2% face ao período homólogo, cita a ZDNet um analista da IDC.

Segundo a IDC, um dos principais impulsionadores desse crescimento foi o gasto em infraestruturas cloud partilhada, que representaram 68% (12,5 mil milhões de dólares) do total. Essa subcategoria também subiu 15,7% em relação aos primeiros três meses de 2021. 

Com isto, a IDC estima que os gastos em infraestruturas cloud partilhada ultrapassem os gastos não cloud em 2022, pela primeira vez.

Durante este ano, a IDC prevê que os gastos em infraestruturas cloud cresçam 22% em comparação com 2021 e atinjam os 90,2 mil milhões de dólares. “Esta é a taxa de crescimento anual mais elevada desde 2018”, salienta. Por outro lado, os gastos com a infraestrutura tradicional de TI deverão crescer 1,8% para 60,7 mil milhões de dólares.

Faz ainda sobressair a ZDNet que a IDC não disponibiliza a informação sobre as receitas entre fornecedores públicos cloud. No entanto, dados da Canalys divulgam que a AWS recebeu 33% dos 53,5 mil milhões de dólares gastos em infraestruturas cloud no 4.º trimestre de 2021, seguido de 22% para a Azure, e 9% para o Google Cloud. Os outros fornecedores ficaram com os restantes 36%. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.