Receitas do mercado mundial de serviços cloud cresceram 29% em 2021

O volume de negócios do mercado mundial de serviços cloud subiu 29% no ano passado, para cerca de 408,6 mil milhões de dólares, face ao período homólogo, revela análise da IDC

Receitas do mercado mundial de serviços cloud cresceram 29% em 2021

As receitas do mercado mundial de serviços cloud, incluindo Infraestruturas como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS), Software como Serviço – Software de Infraestruturas de Sistema (SaaS – SIS) e Software como Serviço – Aplicações, totalizaram 408,6 mil milhões de dólares em 2021. Segundo o estudo Worldwide Semiannual Public Cloud Services Tracker da IDC, este valor traduz uma subida de 29%, face ao período homólogo.

De acordo com os mesmos dados, a que a IT Insight teve acesso, a registar a maior fatia das receitas estão os cinco principais fornecedores (Microsoft, Amazon Web Services, Salesforce Inc., Google e SAP) com 40%, sendo que a Microsoft encabeçou a lista com 14,4% da quota, seguida pela Amazon Web Services com 13,7%.

Isto deve-se ao facto de que “as organizações continuaram a adotar serviços públicos partilhados cloud, para alinhar os investimentos em IT , com os resultados do negócio e garantir o rápido acesso às inovações necessárias para ser um negócio digital”, afirma Rick Villars, vice-presidente do Worldwide Research da IDC.

Em paralelo, as receitas dos serviços cloud foundational viram as suas receitas crescer 38,5%. Uma tendência que a IDC espera rever em alta ainda este ano, à medida que as empresas alavancam a cloud para superar atuais perturbações e acelerar a mudança para o negócio digital”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.