Gastos em serviços na cloud pública próximos de 500 mil milhões de dólares em 2022

A Gartner prevê que os serviços IaaS, DaaS e PaaS vão assistir ao maior crescimento nos gastos em 2022, por parte dos utilizadores finais

Gastos em serviços na cloud pública próximos de 500 mil milhões de dólares em 2022

Os gastos de utilizadores finais em serviços na cloud pública deverão crescer 20,4% em 2022, totalizando 494,7 mil milhões de dólares, acima dos 410,9 mil milhões de dólares de 2021, prevê a Gartner. Já em 2023, os analistas perspetivam que os gastos dos utilizadores finais deverão atingir quase 600 mil milhões de dólares.

"A cloud é a potência que impulsiona as organizações digitais de hoje", disse Sid Nag, vice-presidente de investigação da Gartner. "Os CIO estão para além da era da exuberância irracional de procurar serviços na cloud e estão a ponderar a escolha de fornecedores de cloud pública para impulsionar resultados de negócio específicos e tecnologia na sua jornada de transformação digital”.

O Infrastructure-as-a-Service (IaaS) deverá assistir ao maior crescimento dos gastos dos utilizadores finais em 2022, um aumento de 30,6%, seguido do Desktop-as-a-Service (DaaS), com 26,6%, chegando aos 2,6 mil milhões de dólares em gastos, e do Plataform-as-a-Service (PaaS), com um crescimento de 26,1%, para 109,6 mil milhões de dólares em gastos.

"As capacidades cloud native, como a containerization, database Platform-as-a-Service (dbPaaS) e a inteligência artificial e machine learning contêm características mais ricas do que a computação comoditização, como o IaaS ou o Network-as-a-Service", explica Sid Nag. "Como resultado, são geralmente mais caros, o que está a alimentar o crescimento dos gastos”, completa.

O SaaS continua a ser o maior segmento do mercado de serviços de cloud pública, prevendo-se que atinja os 176,6 mil milhões de dólares em gastos dos utilizadores finais em 2022. A Gartner espera um crescimento constante neste segmento, à medida que as empresas tomam várias jornadas neste mercado, através, por exemplo, de marketplaces na cloud.

Tecnologias emergentes na cloud, como hyperscale edge computing e secure access servisse edge (SASE) estão a ser disruptivos perante os mercados adjacentes e a formar novas categorias de produtos, criando fluxos de receitas adicionais para os fornecedores de cloud pública.

"Impulsionado pela maturação de core cloud services, o foco para a diferenciação está a mudar gradualmente para capacidades que podem perturbar diretamente as empresas e as operações digitais nas empresas", disse o vice-presidente de investigação da Gartner. "Os serviços de cloud pública tornaram-se tão importantes que os prestadores são, agora, obrigados a enfrentar desafios sociais e políticos, como a sustentabilidade e a soberania dos dados”, completa.

"Os líderes de IT que veem a cloud como um facilitador e não como um estado final serão mais bem-sucedidos nas suas jornadas de transformação digital. As organizações que combinam cloud com outras tecnologias emergentes adjacentes serão ainda melhores", reflete Sid Nag.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.