Trabalho remoto é responsável por generalizar utilização da cloud

Especialistas indicam que 90% dos projetos de transformação digital estão associados à cloud

Trabalho remoto é responsável por generalizar utilização da cloud

O crescimento do teletrabalho, assim como a deslocalização e internacionalização das empresas, são responsáveis por generalizar os serviços em cloud para o armazenamento, administração e tratamento de dados. Os dados são dos especialistas da Fast Forward Sessions, organizada pelo Observatório Vodafone, que analisaram as vantagens da cloud e as possibilidades que abrem para PME e freelancers. Em particular, foram analisadas as soluções de produtividade do Google Workspace e Microsoft Office 365.

Um dos oradores resumiu as vantagens da cloud (flexibilidade e adaptação tecnológica sistemática, passo a uso e a uma escala ilimitada), e alguns dos seus possíveis riscos (especificando o pagamento de serviços e garantias de proteção de dados).

Um outro orador recordou que há vários anos que a cloud é utilizada por todos sem se aperceberem; em causa está o uso de emails, bancos eletrónicos ou pagamentos com cartão. Além disso, disse que 90% dos projetos de transformação digital já estão associados a servidores remotos da Internet.

Uma última apresentação teve em vista analisar as soluções de produtividade de duas das aplicações mais comuns de armazenamento, gestão e processamento de dados, como o Google Workspace e o Microsof Office 365, dos quais o orador lembrou que garantem a segurança e disponibilidade de ficheiros 24 horas por dia e 365 dias por ano.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.