Empresas não vão alcançar resiliência end-to-end da cadeia de valor nos próximos anos

Especialistas acreditam que houve uma mudança de paradigma sob a qual a estratégia deverá ser orientada para as incertezas

Empresas não vão alcançar resiliência end-to-end da cadeia de valor nos próximos anos

A maioria das empresas (95%) não deverão conseguir alcançar resiliência end-to-end das suas cadeias de valor, indica a Gartner. Os analistas afirmam que poucas empresas aceitaram a necessária mudança de paradigma das previsões, principalmente focadas na precisão, para se concentrarem na gestão da incerteza nas suas cadeias de valor.

Os especialistas acreditam que enquanto isso não acontecer, e os fornecedores de tecnologia não alinharem especificamente as soluções para alcançar a resiliência, em vez de simplesmente aumentarem a velocidade de decisão ou digitalizarem a cadeia de valor, a verdadeira resiliência end-to-end continuará a ser evasiva.

As empresas estão a esforçar-se para aumentar a resiliência dos seus programas de cadeia de valor hoje em dia, mas ironicamente estão a tomar medidas que podem levar a cadeias de abastecimento mais frágeis e rígidas baseadas em modelos mais firmes desatualizados”, afirma Tim Payne, vice-presidente analista da prática da cadeia de valor da Gartner. 

Acrescenta que “um foco atual em melhorar a precisão resulta em cadeias de valor incapazes de lidar com as incertezas de hoje e simplesmente reforçam as suas vulnerabilidades”.

O analista explica que a atual confusão no mercado surge em torno do conceito de resiliência e resulta num ambiente de compra de tecnologia que consiste em soluções que muitas vezes são “remarketing” para abordar a resiliência, mas que não vão ajudar as empresas a alcançar a flexibilidade e adaptabilidade necessárias que marcam a verdadeira resiliência end-to-end.

Para o alcançar e evitar cair em soluções ineficazes, a Gartner recomenda que as organizações reinventem as suas estratégias com os seguintes passos:

  • Deixar os modelos baseados na previsão e permitir que a cadeia de valor da empresa tire o máximo partido das suas táticas de mitigação da incerteza, não propagando constantemente o seu sinal de procura através da cadeia de valor. Mude o foco de planeamento para a incerteza e não exclusivamente para a precisão dos planos;
  • Mudar da incerteza desconhecida para a variabilidade conhecida, utilizando inteligência artificial e machine learning para diferentes e múltiplas previsões;
  • Começar a construir uma digital supply chain twin (DSCT), identificando parâmetros-chave do modelo que ajudariam a melhorar a resiliência das decisões;
  • Avaliar as decisões da cadeia de valor utilizando métricas de incerteza em vez de métricas de precisão, através da implementação de KPI que descrevem a capacidade da cadeia da valor de tolerar a incerteza e a “probabilidade de execução” das decisões relevantes da cadeia.
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.