Líderes da cadeia de valor esperam aumento das receitas devido a economia circular

Segundo dados da Gartner, em média, as organizações da cadeia de valor têm vindo a aplicar princípios de economia circular há três anos a cerca de 16% da sua carteira de produtos

Líderes da cadeia de valor esperam aumento das receitas devido a economia circular

74% dos líderes da cadeia de valor esperam que os lucros aumentem até 2025 em resultado da aplicação de princípios da economia circular. Segundo dados recentes da Gartner, em média, as organizações da cadeia de valor têm vindo a aplicar princípios de economia circular há três anos a cerca de 16% da sua carteira de produtos.

Ainda há um grande potencial inexplorado na economia circular. Os líderes da cadeia de valor podem usar o ambiente inflacionista como catalisador para remodelar a sua relação com os materiais. Em vez de perderem materiais sob a forma de resíduos, a economia circular ajuda a captar valor”, disse Sarah Watt, VP Analyst na área da Supply Chain da Gartner.

De acordo com o inquérito, os três principais benefícios da economia circular são a minimização de impactos ambientais negativos, cadeias de valor menos extensas e compactas, bem como uma maior visão dos clientes. Entre os obstáculos comuns à aplicação de princípios circulares estão a aplicação de tecnologia para promover atividades de economia circular, a parceria com as partes interessadas e a medição dos resultados das abordagens da economia circular.

A economia circular representa uma mudança de sistemas; é raro ser capaz de escalar as atividades circulares isoladamente. A escalabilidade dependerá da superação das barreiras. A tecnologia vai acelerar a atividade, criará visibilidade e automatizará a tomada de decisão. As parcerias podem ajudar a colmatar lacunas de conhecimento e criar valor partilhado. A medição é essencial para mostrar progressos às partes interessadas, mantendo a entrada e a boa vontade”, comentou Sarah Watt.

A escalabilidade da economia circular vai depender de mudar as formas de trabalhar”, continua a especialista da Gartner. O inquérito revelou que os inquiridos estão a fazer alterações na cadeia de valor, incluindo a integração de produtos de economia circular no processo de planeamento (54%), a adição de novas capacidades às instalações de fabrico existentes (42%), e a adição de novos locais de reparação/refabricação e gestão de resíduos detidos pela empresa (36%). Olhando para os próximos três anos, o foco vai aumentar na aquisição, com os compradores a serem incentivados a comprar materiais circulares (41%).

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.