Empresas gastam cerca de 3,5 milhões de dólares em integração de sistemas

Relatório indica que apenas 37% das equipas de IT conseguiram completar todos os projetos de integração que foram pedidos durante 2020 e observam, desde já, um crescimento de 30% nos pedidos deste ano

Empresas gastam cerca de 3,5 milhões de dólares em integração de sistemas

A Mulesoft divulgou os resultados do mais recente MuleSoft’s 2021 Connectivity Benchmark Report, que vem demonstrar que as equipas de TI estão a gastar um terço do seu tempo em projetos de integração, com os custos de integrações à medida a subirem para uma média de 3,5 milhões de dólares. Com as iniciativas digitais a acelerarem, a integração tem sido um fator crítico para o sucesso e para aumentar a velocidade da transformação digital em empresas de todos os setores.

As empresas, independentemente do setor de atuação, têm sentido uma rápida mudança na interação com clientes e colaboradores em canais digitais”, explica Brent Hayward, CEO da MuleSoft. “Embora a maioria das empresas estejam a priorizar as iniciativas digitais, como o lançamento de uma plataforma de e-commerce ou aumentar a produtividade da equipa, o estudo que estamos a apresentar demonstra que os silos de dados continuam a impedi-las de atingirem os objetivos definidos. As empresas que dão um maior poder às suas equipas de negócio e de TI para integrarem facilmente apps e dados, serão aquelas que conseguirão desbloquear a situação, abrindo espaço para a inovação em escala, ganhando simultaneamente uma vantagem competitiva”.

Com base num inquérito global feito a mais de 800 CIO e responsáveis de TI, o Connectivity Benchmark Report também destaca novos desafios e oportunidades para as empresas, à medida que estas navegam pelos mares da digitalização.

O aumento da procura pressiona as empresas para oferecerem um serviço digital mais rápido

Nos últimos 12 meses assistiu-se a uma mudança profunda na forma como se trabalha, como as pessoas interagem e como as empresas funcionam. Os colaboradores e os clientes querem experiências digitais fluidas, e esperam que as empresas as consigam fornecer mais rapidamente.

  • Novas iniciativas para permitir o sucesso a partir de qualquer lugar: No ano passado, as empresas confiaram na tecnologia para que esta apoiasse uma transformação digital rápida na implementação do trabalho remoto e na necessidade dos colaboradores aumentarem a produtividade e eficiência. A migração de aplicações para a cloud (51%), a possibilidade de trabalhar à distância (48%) e a automatização de processos de negócio (47%) são as iniciativas-chave nas quais as empresas estão focadas em 2021. Logo a seguir vem o uso das TI como recurso para criarem um ambiente de trabalho seguro, modernizarem os sistemas antigos e a integração de aplicações SaaS (cada uma com cerca de 45%).
  • Quando a procura supera a oferta: a procura por tecnologia tem aumentado massivamente. As empresas já pediram aos departamentos de TI para entregarem mais projetos este ano, num aumento de 30% comparado com o ano anterior (242 projetos em 2020 e 315 projetos em 2021). Do universo de respondentes, apenas 37% afirmam terem conseguido entregar todos os projetos de TI o ano passado.
  • Digitalizar ou ficar para trás: 77% das empresas afirmam que, se não conseguirem completar as iniciativas de transformação digital, haverá um impacto significativo no negócio no próximo ano.
  • O custo de “manter as luzes acesas”: Os departamentos de TI estão a investir quase dois terços do seu tempo (68%) na manutenção dos negócios, deixando pouca margem de tempo para inovarem e desenvolverem novos projetos.

Os desafios da integração travam as empresas

Os silos de dados continuam a ser um desafio para 90% das empresas (sem alterações face ao último relatório). Quase 9 em cada 10 profissionais de TI assinalaram os problemas de integração como um obstáculo à transformação digital. A integração continuará a ser uma área de enorme importância, uma vez que as empresas procuram conectar-se e obter mais valor das suas aplicações e dados (tanto os novos como os já existentes).

  • Muitas aplicações, pouca integração: As empresas utilizam uma média de 843 aplicações individuais. No entanto, apenas 29% destas aplicações estão integradas (um ligeiro aumento em relação aos 28% do ano passado), o que demonstra o enorme potencial das empresas para impulsionarem a mudança e oferecerem experiências mais conectadas.
  • As experiências conectadas dos clientes continuam a ser uma meta: Apenas 18% das empresas integram as experiências dos utilizadores finais em todos os canais, e quase metade (48%) admitem dificuldades em fazê-lo. No entanto, as empresas que integraram com êxito as experiências dos utilizadores finais, acabam por usufruir de diferentes benefícios como o aumento da fidelidade dos clientes (53%), a transformação do negócio (53%) e a inovação (50%).
  • Funções relacionadas com dados têm uma maior necessidade de integração: Além das funções de TI, gestão de dados (47%), analista de negócios (47%) e finanças (42%) são as funções com maiores necessidades de integração.

Potenciar a inovação em toda a empresa

As empresas reconhecem a importância estratégica da integração, para ajudar a alcançar os objetivos de negócio e oferecer experiências conectadas de forma mais rápida. Para diminuir a carga de integração em TI e impulsionar a inovação e produtividade, as empresas procuram aumentar a reutilização das integrações existentes e incentivar a empresa a conectar aplicações e dados.

  • A estratégia de integração e API lideram: Mais de dois terços (69%) das organizações afirmam ter um foco descendente da estratégia de integração e APIs, num ligeiro aumento comparando com o ano passado (63%), o que demonstra a crescente importância da integração para o alcance de objetivos empresariais.
  • A reutilização das API é uma área de oportunidade massiva: Ainda que a maioria das empresas (96%, face a 80% no ano passado) estejam a utilizar API para desenvolverem integrações e novos projetos, as melhores práticas em torno da reutilização de APIs continua a ser uma área que precisa de melhorias. A reutilização  de códigos, as API e os templates de melhores práticas têm-se destacado nos últimos anos. As empresas têm uma média de 42% destes ativos e componentes internos disponíveis para reutilização. Trata-se de uma área cheia de oportunidades, uma vez que as empresas que aproveitam as APIs observam um aumento da produtividade (59%), self-service (48%) e inovação (46%).
  • Capacitar todos os utilizadores da empresa: Quatro em cada cinco empresas reconhecem a necessidade de tornar os dados e a integração acessíveis aos utilizadores de negócio, para aumentar a produtividade, oferecer experiências conectadas e impulsionar a inovação. Mais de um terço (36%) das empresas afirmam ter uma abordagem madura no que diz respeito à permissão de utilizadores não-TI para a integração e a facilidade de aplicações e dados através das API. Outros 44% afirmam estar no processo de desenvolvimento, o que é demonstrativa da intenção das empresas em potenciar os utilizadores empresariais com a integração.
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