Empresas com estratégias ESG consolidadas escolhem plataformas de software para gerir dados

Pesquisa da IDC identificou três estágios de maturidade relativamente à adoção de softwares ao nível ESG: o estágio inicial, o estágio intermédio e o estágio final. Os setores da manufatura e dos serviços são os mais adiantados nesta jornada

Empresas com estratégias ESG consolidadas escolhem plataformas de software para gerir dados

As empresas com estratégias ESG (Environmental, Social e Governance) mais consolidadas estão a recorrer cada vez mais a plataformas de software para gerir dados e informação de relatórios. A informação consta de uma recente pesquisa da IDC, que espelha a transição para o gerenciamento independente de programas ESG.

Entre as empresas que adotaram softwares ESG, a IDC identificou três estágios de maturidade:

  • Estágio inicial: Inclui organizações que adotaram processos formais de divulgação e conformidade mas cujo ESG ainda não é um componente da prática diária;
  • Estágio intermédio: Organizações com indicadores-chave de desempenho estabelecidos, assim como controlos para as metas ESG;
  • Estágio final: ESG totalmente incorporado no modelo e estratégia de negócios da organização.

“As plataformas de software desempenharão um papel essencial na jornada de maturidade ESG de uma organização”, defende Amy Cravens, research manager GRC e ESG Reporting and Management Technologies.

De acordo com os dados facultados pela IDC, os setores da manufatura e dos serviços são os mais adiantados ao nível da jornada ESG, comparativamente aos setores da educação e do governo que se encontram ainda em estágios iniciais de maturidade. 

Entre as empresas que já adotaram o software ESG, a gestão de dados é o principal impulsionador para a tomada desta decisão, seguida dos relatórios e da gestão de riscos ESG. No topo das prioridades de negócio para software ESG, destaque para a melhor conformidade, melhor desempenho financeiro, melhor perceção da marca/fidelidade do cliente e melhor eficiência operacional.

Entre os recursos de software ESG mais bem posicionados, a gestão, a credenciação e a análise dos dados foram os mais destacados pelos inquiridos no estudo da IDC.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.