Software de sustentabilidade permite cumprir objetivos ESG

Novo estudo da IDC conclui que sustentabilidade social - que inclui diversidade, equidade e inclusão, saúde e segurança dos funcionários, privacidade de dados, direitos humanos e acesso ao produto e acessibilidade - representam a maior parcela de casos de uso de software de sustentabilidade

Software de sustentabilidade permite cumprir objetivos ESG

O Global Sustainability Software Buyer Value Survey 2022, estudo recente da IDC, conclui que os tópicos de sustentabilidade social representam a maior parcela de casos de uso de software de sustentabilidade, que incluem diversidade, equidade e inclusão, saúde e segurança dos funcionários, privacidade de dados, direitos humanos e acesso ao produto e acessibilidade. As soluções de software de sustentabilidade destinam-se a ajudar as organizações a rastrear e reportar o seu desempenho ESG – environmental, social, and governance – e fornecer dados relevantes para melhorar o seu desempenho operacional.

Segundo os especialistas da IDC, isto requer que os fornecedores de software pensem em casos de uso de ESG de forma holística, especialmente no contexto de áreas complexas como a saúde e bem-estar dos colaboradores, a descarbonização e a gestão sustentável da cadeia de valor. Dado que a melhoria dos custos operacionais e o cumprimento das decisões executivas estão entre os principais impulsionadores do investimento em software de sustentabilidade, o software precisa de ajudar as organizações a gerir ativamente o seu desempenho de sustentabilidade, em vez de simplesmente cumprir parâmetros para os relatórios de ESG.

Questões ambientais como a descarbonização têm tradicionalmente encabeçado a lista de prioridades de sustentabilidade para muitas organizações. No entanto, ao longo dos últimos anos, o impacto que a pandemia tem tido na mão-de-obra tem aumentado o nível de ênfase das organizações em questões de sustentabilidade social, como a saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores”, afirmou Bjoern Stengel, Global Sustainability Research and Practice Lead, Sustainable Strategies and Technologies na IDC. “Os fornecedores de software desempenham um papel fundamental na ajuda às organizações na operacionalização do ESG e passam da definição de alvo e estratégia para criar impacto mensurável no que diz respeito aos seus problemas de ESG mais materiais”, completa.

Ao contrário de estudos anteriores da IDC, os inquiridos neste relatório dizem que o IT desempenha um papel mais importante na tentativa de permitir às organizações acompanharem o seu desempenho ESG para fins de reporte e impulsionarem os resultados do negócio desejados. A mistura de IT responsável e com a parte do negócio requer que os fornecedores de software transmitam com sucesso a sua proposta de valor a ambos os grupos de compradores, afirmam.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.