Da transformação à resiliência digital: as tendências de gestão de dados que irão definir 2023

Da transformação à resiliência digital: as tendências de gestão de dados que irão definir 2023

O ano 2022 está a chegar ao fim como um período em que os acontecimentos geopolíticos definiram a agenda económica, social e política. É de esperar que a ameaça da Rússia e as tensões de guerra na Ucrânia, sem fim à vista a curto prazo, continuem a afetar os negócios nos próximos meses. À medida que nos perguntamos o que 2023 trará, embora permaneçamos num ambiente de incerteza, algumas tendências parecem já claras. E a principal é a resiliência digital, que será o foco número um para os CIO

À medida que aumenta a incerteza económica, com dúvidas sobre a revalorização do euro, elevados custos energéticos, inflação e as consequências da mudança na política COVID-zero da China, muitos são os fatores que estão a sujeitar os dados a novos riscos e ameaças. Isto exigirá que as empresas incluam a resiliência digital como parte essencial das iniciativas de transformação digital, para responderem rapidamente a quaisquer acontecimentos imprevistos e recuperarem de qualquer perturbação com o mínimo impacto possível.

De facto, desde o início da guerra, o mundo tem sofrido uma avalanche de ciberataques, que não mostra sinais de abrandamento. A continuidade do negócio e a segurança cibernética estarão, portanto, no topo da agenda de todos os gestores.

Novas técnicas para assegurar a continuidade do negócio

Neste contexto, a prevenção é crucial. No entanto, as violações de segurança continuarão a ocorrer, apesar de todos os esforços. É por isso que a proteção e a recuperação continuarão a ser essenciais, bem como o recurso a técnicas sofisticadas, tais como o ciber-decoy, que consiste na aplicação de chamarizes para atrair atacantes para partes não críticas da infraestrutura, onde podem então ser neutralizados. Tais estratégias podem por vezes deter uma ameaça ou, no mínimo, fornecer um alerta precoce para ativar defesas. 

Por outro lado, a recuperabilidade dos dados e das workloads continuará a ser crítica. Elementos como a automatização e a orquestração (reforçada pelo machine learning e inteligência artificial) permitirão uma resposta mais rápida, e cópias de segurança imutáveis permitirão restabelecimentos mais rápidos e minimizarão as perturbações do negócio.

Aumento do risco devido à geração e consumo de dados em roaming

À medida que o trabalho à distância se torna mais comum e o 5G se torna mainstream, novos riscos associados à geração e consumo de dados em roaming estão a emergir. Enquanto os dispositivos móveis modernos nos permitem ser produtivos em movimento e desempenhar cada vez mais funções em movimento, a verdade é que os trabalhadores remotos muitas vezes não têm os mesmos protocolos de segurança de rede em vigor. Além disso, a mistura de dispositivos pessoais e empresariais acrescenta uma outra dimensão de risco que é cada vez mais atrativa para os cibercriminosos.

Os dispositivos móveis (incluindo hotspots e mesmo Bluetooth nos automóveis) carecem frequentemente da infraestrutura robusta necessária para proteger adequadamente contra ataques. A disseminação de aplicações descarregadas apenas aumenta esta vulnerabilidade. Novos e mais sofisticados esquemas de penetração, tais como phishing geolocalizado, acrescentam precisão e credibilidade aos esforços dos atacantes, e apenas alguns toques no ecrã expõem os dados e informações pessoais de um utilizador e abrem a porta a uma rede corporativa ou de serviços financeiros - exatamente os tipos de pontos de entrada que os cibercriminosos procuram.

A ubiquidade das plataformas SaaS irá acrescentar risco e complexidade

Os serviços SaaS (que residem completamente fora da rede empresarial) são cada vez mais utilizados em operações críticas para os negócios. Nesses ambientes, as abordagens tradicionais de segurança são extremamente ineficazes.

Há empresas que utilizam mais de 75 aplicações SaaS autorizadas pelo seu departamento de TI dentro da sua pilha de tecnologia. Uma abordagem agressiva à gestão da segurança SaaS é essencial para proteger adequadamente os dados. As organizações procurarão, portanto, soluções que lhes proporcionem a paz de espírito de saber que os seus dados estão seguros e podem ser recuperados em tempo útil. Apenas as organizações que conseguem articular claramente as melhores práticas de segurança cibernética e alinhar-se com os casos de utilização ganharão a confiança dos clientes.

As soluções de proteção híbridas, tanto no local como baseadas na cloud, continuarão a existir durante vários anos, à medida que as organizações procuram equilibrar e assegurar a imutabilidade dos dados e a rapidez da recuperação da forma mais rentável. Como os regulamentos específicos à prática da segurança de dados continuam a evoluir, o mesmo acontecerá com as soluções de gestão de dados que oferecem um conjunto completo e abrangente de ferramentas e simplificam a recuperabilidade, independentemente do local de residência desses dados.

Em suma, 2023 trará mais ameaças, mais riscos e incerteza. Felizmente, a tecnologia para ajudar a proteger o negócio e simplificar a gestão num cenário cada vez mais complexo já está disponível.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.