A Salesforce reuniu clientes, parceiros e especialistas no Centro de Congressos de Lisboa para a terceira edição do Agentforce World Tour Lisbon, um evento inteiramente dedicado ao papel da inteligência artificial na transformação dos negócios
O Centro de Congressos de Lisboa acolheu a terceira edição do Agentforce World Tour Lisbon, iniciativa promovida pela Salesforce que reuniu parceiros, clientes e especialistas para explorar o impacto transformador da Inteligência Artificial (IA) na relação entre empresas e consumidores. O evento destacou casos reais de adoção das soluções da tecnológica norte-americana e reforçou o papel da IA enquanto motor de inovação e eficiência. Na abertura da conferência, Fernando Braz, Country Manager da Salesforce Portugal, agradeceu a confiança depositada pelos clientes e parceiros na empresa e sublinhou a importância de uma abordagem ética e humanizada à tecnologia. “Devia fazer-se negócio para fazer o bem”, afirmou, definindo aquele que considera ser o principal propósito da Salesforce enquanto organização global. Entre os testemunhos apresentados, destacou-se o da Associação Nuvem Vitória, que tem vindo a transformar a sua atuação com o apoio das soluções da Salesforce. Em conversa com Sara Prates, Senior Enterprise Account Executive da Salesforce, Ana Rita Ramos, representante da associação, revelou como a implementação da plataforma permitiu uma gestão mais eficaz dos mais de 1200 voluntários distribuídos pelo país. Dedicada a proporcionar momentos de leitura de histórias de embalar a crianças hospitalizadas, a Nuvem Vitória passou a conseguir organizar de forma mais eficiente os horários e localizações dos voluntários, maximizando a sua presença nos hospitais. A tecnologia permite ainda a recolha de dados relevantes, como o número de horas de voluntariado, histórias lidas, crianças impactadas e respetivas faixas etárias — métricas essenciais para comunicar o impacto da organização junto de investidores e parceiros. Seguiu-se a intervenção de Miguel Barreto Pontes, Diretor de Canais do Banco BPI, que partilhou a experiência da instituição na integração dos serviços de IA da Salesforce no seu ecossistema digital. Em conversa com Fernando Braz, o responsável destacou que “a primeira chave para o sucesso é a adoção” das ferramentas, reforçando o valor prático da IA na melhoria do quotidiano dos colaboradores do banco. A encerrar a sessão, Fernando Braz apelou à democratização da tecnologia, sublinhando que “a Salesforce é para todos”, com soluções adaptadas a pequenas, médias e grandes empresas de diferentes setores de atividade. O evento prosseguiu com sessões práticas dedicadas à criação e implementação de agentes de IA, bem como áreas interativas de demonstração e partilha de experiências por parte de clientes e parceiros da Salesforce, promovendo o contacto direto com as potencialidades da plataforma. |