Agentforce World Tour Lisbon: Salesforce mostra como a IA está a transformar empresas e associações

A Salesforce reuniu clientes, parceiros e especialistas no Centro de Congressos de Lisboa para a terceira edição do Agentforce World Tour Lisbon, um evento inteiramente dedicado ao papel da inteligência artificial na transformação dos negócios

Agentforce World Tour Lisbon: Salesforce mostra como a IA está a transformar empresas e associações

O Centro de Congressos de Lisboa acolheu a terceira edição do Agentforce World Tour Lisbon, iniciativa promovida pela Salesforce que reuniu parceiros, clientes e especialistas para explorar o impacto transformador da Inteligência Artificial (IA) na relação entre empresas e consumidores. O evento destacou casos reais de adoção das soluções da tecnológica norte-americana e reforçou o papel da IA enquanto motor de inovação e eficiência.

Na abertura da conferência, Fernando Braz, Country Manager da Salesforce Portugal, agradeceu a confiança depositada pelos clientes e parceiros na empresa e sublinhou a importância de uma abordagem ética e humanizada à tecnologia. “Devia fazer-se negócio para fazer o bem”, afirmou, definindo aquele que considera ser o principal propósito da Salesforce enquanto organização global.

Entre os testemunhos apresentados, destacou-se o da Associação Nuvem Vitória, que tem vindo a transformar a sua atuação com o apoio das soluções da Salesforce. Em conversa com Sara Prates, Senior Enterprise Account Executive da Salesforce, Ana Rita Ramos, representante da associação, revelou como a implementação da plataforma permitiu uma gestão mais eficaz dos mais de 1200 voluntários distribuídos pelo país.

Dedicada a proporcionar momentos de leitura de histórias de embalar a crianças hospitalizadas, a Nuvem Vitória passou a conseguir organizar de forma mais eficiente os horários e localizações dos voluntários, maximizando a sua presença nos hospitais. A tecnologia permite ainda a recolha de dados relevantes, como o número de horas de voluntariado, histórias lidas, crianças impactadas e respetivas faixas etárias — métricas essenciais para comunicar o impacto da organização junto de investidores e parceiros.

Seguiu-se a intervenção de Miguel Barreto Pontes, Diretor de Canais do Banco BPI, que partilhou a experiência da instituição na integração dos serviços de IA da Salesforce no seu ecossistema digital. Em conversa com Fernando Braz, o responsável destacou que “a primeira chave para o sucesso é a adoção” das ferramentas, reforçando o valor prático da IA na melhoria do quotidiano dos colaboradores do banco.

A encerrar a sessão, Fernando Braz apelou à democratização da tecnologia, sublinhando que “a Salesforce é para todos”, com soluções adaptadas a pequenas, médias e grandes empresas de diferentes setores de atividade.

O evento prosseguiu com sessões práticas dedicadas à criação e implementação de agentes de IA, bem como áreas interativas de demonstração e partilha de experiências por parte de clientes e parceiros da Salesforce, promovendo o contacto direto com as potencialidades da plataforma.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 55 Maio 2025

IT INSIGHT Nº 55 Maio 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.