COVID-19. Como é que o mundo está a lidar com o tráfego extra de Internet?

O COVID-19 está a fazer com que o o tráfego de internet registe números sem procedentes, criando assim um desafio aos fornecedores de banda larga e rede móvel

COVID-19. Como é que o mundo está a lidar com o tráfego extra de Internet?

A pandemia global do COVID-19 está a fazer com grande parte da população trabalhe a partir de casa, utilizando plataformas de colaboração. A juntar a esta realidade, a utilização em massa das redes sociais e de plataformas de streaming faz com que haja uma pressão sem precedentes sobre as redes de banda larga.

Os fornecedores de rede estão assim a enfrentar, na maioria dos países, um desafio crescente e que pode exigir algumas soluções criativas dos operadores. É importante suportar  o tráfego online muito mais movimentado do que o habitual, ao mesmo tempo que se tem de garantir a confiança no acesso à conectividade de todos os utilizadores.

A Comscore afirma que o uso de dados nos EUA aumentou 18% desde 1 de março até 17 de março em comparação ao período homólogo do ano anterior, tendo isto acontecido à medida que as escolas fechavam e as pessoas começavam a trabalhar em casa. O uso de dados internos para TV conectadas aumentou 27% em março em relação há um ano, com a utilização de internet para colunas inteligentes a subir 30% e smartphones 34%.

Há algumas semanas, cinco das principais operadoras espanholas, incluindo a Orange e a Vodafone, avisaram que as suas redes poderiam entrar em colapso muito em breve devido a um aumento de 40% no tráfego através de redes IP e de 50% em chamadas de voz, pedindo aos seus utilizadores que usassem a internet de forma responsável.

Ao mesmo tempo, a Netflix concordou em reduzir as taxas de streaming em toda a Europa para ajudar a manter o tráfego da internet durante esta pandemia, tal como fez a Amazon, Apple TV+, Disney+ e Facebook.

Thierry Breton, um comissário europeu, criou a hashtag #SwitchToStandard no Twitter, para recomendar o uso de definições mais baixas quando o HD não é necessário com o objetivo de diminuir a pressão entre as redes.

Por outro lado, no Reino Unido, o tom é mais tranquilizador. Em vez de se pedir aos clientes que se abstenham de usar serviços de internet, os fornecedores de rede têm insistido que sua infraestrutura é capaz de suportar o aumento da procura. A ISPA-UK, a organização que representa os fornecedores de serviços de internet, afirma que as redes já foram construídas a pensar em picos de utilização.

"Até agora tem-se verificado um aumento no uso da banda larga durante o dia. Portanto, há muito mais gigabytes a passar pela rede. Os fornecedores fazem isto quando a rede não está ocupada, o que a torna amplamente gerenciável. Estou bastante confiante de que os provedores serão capazes de lidar com esta tendência", garante James Barford, analista de telecomunicações da Enders Analysis.

Barford explica que, embora o aumento da capacidade não seja novidade para os fornecedores de banda larga, a velocidade com que eles são obrigados a fazê-lo diante de um vírus que se espalha rapidamente é um novo desafio. "Eles sabem como aumentar a capacidade porque a capacidade vem crescendo de 30 a 40% ao ano nos últimos dez anos. Mas crescer de 30 a 40% ao mês será mais desafiador".

É difícil prever como as tendências de consumo vão mudar nas próximas semanas. Um porta-voz da Virgin Media explica que foi feita uma avaliação completa e foram colocados planos de continuidade em prática,  por enquanto.

Para Barford, a conectividade livre não é necessariamente o melhor caminho a seguir. "O Coronavírus é extremamente disruptivo para toda a economia e, em algumas áreas, medidas excecionais devem ser tomadas apenas  por necessidade – como fornecer apoio governamental aos trabalhadores", explica.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.