Cinco estratégias para atrair o talento IT qualificado

A Experis revela cinco estratégias que as empresas devem implementar para criar uma proposta de valor atrativa e atrair o melhor talento tecnológico

Cinco estratégias para atrair o talento IT qualificado

A transformação digital e a crescente automatização das empresas urgem as organizações a procurar perfis com as competências necessárias para dar resposta às constantes mudanças no setor tecnológico e de negócio.

No entanto, segundo o Talent Shortage Survey 2023, quase um terço dos empregadores nacionais afirmam estar à procura de profissionais com competências em Tecnologias de Informação (TI) e Data. Perante o desafio em encontrar o talento desejado, as empresas têm vindo a considerar novas fontes de talento, como os profissionais freelancers ou a adoção de modelos de contrato flexíveis. 

Para atrair os profissionais qualificados, a Experis apresenta cinco estratégias que poderão ajudar as empresas a desenvolver uma proposta de valor atrativa e a captar os trabalhadores com as melhores competências tecnológicas.

  1. Oferta de formação e reavaliação das competências: o acesso a programas de upskilling e reskilling é muito valorizado pelos profissionais, dada a constante transformação do mercado. Segundo este inquérito, 87% das empresas de TI adotam esta estratégia para enfrentar a escassez de talento.
  2. Flexibilidade e o trabalho assíncrono: uma das prioridades para os profissionais do setor tecnológico é o trabalho assíncrono, podendo ser facilmente realizado a partir de qualquer lugar e horário. De acordo com o estudo The New Human Age do ManpowerGroup, 61% dos profissionais consideram que este regime de trabalho cria um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional e 42% acreditam ser este o futuro.
  3. Promoção de um processo de recrutamento sem fronteiras: a procura por talento internacional é uma tendência em forte crescimento e possibilita aceder a uma base de talento mais diversa e alargada.
  4. Cultivar os valores e a imagem da empresa: a implementação de uma política DEIB – diversidade, equidade, inclusão e sentimento de pertença – permite aumentar a reputação e melhorar a imagem da organização, bem como atrair o talento desejado.
  5. Comunicação aberta e antecipada: as empresas devem preocupar-se em orientar os consultores e em comunicar os objetivos do projeto e da empresa de forma clara e transparente, ajudando os profissionais a contribuírem mais rapidamente para o sucesso da organização.
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.