Recrutamento e retenção de talento são maior dificuldade das empresas de IT em Portugal

De acordo dados do Global Tech Trends 2022 da Equinix, 62% dos decisores de IT reconhecem que a escassez de talentos neste setor é um dos principais desafios para as empresas

Recrutamento e retenção de talento são maior dificuldade das empresas de IT em Portugal

Os líderes de IT a nível global enfrentam sérias dificuldades quanto ao recrutamento e retenção de talentos, de acordo com o novo estudo da Equinix. De acordo o Global Tech Trends 2022, 62% dos decisores de IT reconhecem que a escassez de talentos neste setor é um dos principais desafios para as empresas. Assim, as organizações estão a tentar ampliar a sua pool de talentos, cativando candidatos diversificados por meio de ações alternativas de recrutamento. Neste sentido, os inquiridos confirmaram que a velocidade de transformação da área das tecnologias dificulta a procura de colaboradores com as habilitações certas para responder aos desafios atuais e futuros.

As preocupações mais comuns, identificadas por 44% dos inquiridos a nível global, prendem-se com a retenção dos talentos existentes (57% em Portugal) e com o facto de muitas pessoas se candidatarem a funções para as quais não possuem competências específicas (36% em Portugal). 

A nível global, as funções de tecnologia mais requisitadas são as de técnico de IT (27%), computação na cloud (26%) e IA/machine learning (26%). Outros handicaps em termos de habilitações dizem respeito à análise de dados (21%), proteção de dados (21%), desenvolvimento de software de segurança (19%) e análise de segurança (18%). Além disso, os líderes da área de IT antecipam que estas lacunas em termos de habilitações irão manter-se no futuro, principalmente no caso da IA/machine learning.

Segundo Keri Gilder, CEO da Colt Technology Services, “encontrar as habilitações certas constitui um problema real na indústria das tecnologias, especialmente no campo do software. A realidade é que, com a ‘softwarização’ dos serviços, todas as indústrias estão à procura das mesmas skills. Um dos desafios existentes é a falta de consciencialização dos jovens talentos acerca das oportunidades disponíveis no setor das tecnologias. Os provedores de conectividade não aparecem em muitos casos de estudo – mesmo a nível universitário – apesar de todo o trabalho que tem sido desenvolvido em áreas como a dos cabos submarinos, satélites e fibra. Temos de pensar de forma colaborativa relativamente ao talento e trabalhar como uma indústria, de modo a cativar mais a base de habilitações diversificadas que espera por uma oportunidade”. 

Em resposta à escassez de habilitações específicas, muitas empresas esforçam-se por requalificar pessoas vindas de outras áreas. De facto, 62% dos respondentes disseram que procedem à requalificação de trabalhadores de áreas semelhantes; ao mesmo tempo que 34% dos inquiridos tentam reforçar a sua força de trabalho recrutando em setores não relacionados. Face às recentes reduções de pessoal e licenças verificadas no setor, levando muitas pessoas a tentar melhorar as suas habilitações e carreiras, as empresas de tecnologia que oferecem oportunidades de formação e desenvolvimento podem estar mais bem posicionadas para atrair talentos.

As origens mais comuns dos trabalhadores requalificados em Portugal são as áreas relacionadas com a administração e apoio empresarial (36%), finanças e seguros (32%), assim como as pessoas que regressam ao trabalho após um período de ausência (28%). Estes trabalhadores requalificados tendem a ajudar as empresas em Portugal a preencher as lacunas de habilitações tecnológicas, trabalhando em funções de técnico de TI (57%), desenvolvimento de software de segurança (36%) e computação na cloud (32%).

O estudo indica, também, que as empresas procuram recrutar recorrendo a programas ligados ao ensino superior e a estágios. Os líderes de IT em Portugal afirmaram que as principais formas de parceria com instituições de ensino superior incluem a oferta de estágios a estudantes (38%), parcerias em programas de formação de graduados (32%), programas de formação colaborativa com instituições de ensino superior (25%) e participação em feiras de carreiras de faculdades/universidades (20%).

De acordo com Carlos Paulino, Managing Director da Equinix em Portugal, “esta pesquisa revela que há um certo desacerto entre as habilitações específicas necessárias para determinadas funções e a perceção desse facto por parte dos potenciais candidatos – que poderiam beneficiar de uma melhor orientação sobre formação, preparação e oportunidades de trabalho. Este desafio dá ao setor dos data centers a oportunidade de recrutar e desenvolver talentos para funções de tecnologia, ajudando os candidatos em potencial a obter acesso a uma rede estabelecida para orientação profissional”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.