As tendências de análise de dados para este ano

Segundo a Gartner, a pandemia forçou as organizações a intensificar a investigação e a análise para responder eficazmente às mudanças

As tendências de análise de dados para este ano

A Gartner identificou agora 10 tendências como "investimentos críticos da missão que aceleram as capacidades de antecipar, mudar e responder" e recomendou que os líderes revissem estas tendências e as considerassem e implementassem conforme necessário.

Tendência um: IA mais inteligente, mais responsável e escalável

As empresas devem aplicar novas técnicas para soluções de inteligência artificial mais inteligentes, menos exigentes, eticamente responsáveis e mais resistentes.

Tendência dois: Dados e análises compatíveis

Dados compósíveis e analíticos alavancam componentes multi-dados, analíticos e soluções de IA para construir rapidamente aplicações inteligentes, flexíveis e fáceis de usar para ajudar a estabelecer a correlação entre o conhecimento descoberto e as ações que precisam de executar. Arquiteturas analíticas abertas tornam as capacidades analíticas mais compatíveis.

Tendência três: A estrutura de dados é a base

O tecido de dados "utiliza uma análise contínua de ativos de dados para apoiar a conceção, implementação e utilização de vários dados para reduzir o tempo de integração em 30%, 

Tendência quatro: Mais conhecimento, menos dados

Os líderes devem escolher técnicas analíticas que possam usar os dados disponíveis de forma mais eficaz e podem fazê-lo com mais conhecimento que agora requer menos dados.

Tendência cinco: XOps

DataOps, MLOps, ModelOps e PlatformOps, que compõem XOps, são necessários para alcançar eficiências e economias de escala através de DevOps e o uso de fiabilidade, reutilização e repetibilidade das melhores práticas. Isto também reduz a duplicação de tecnologia e processos e permite a automação.

Tendência seis: Inteligência da Decisão de Engenharia

As decisões de engenharia podem ser mais precisas, repetíveis, transparentes e rastreáveis à medida que as decisões se tornam mais automatizadas. A Gartner refere-se à "inteligência da decisão da engenharia", que se aplica a uma série de decisões de processos de negócio, bem como decisões agrupadas e consequências emergentes.

Tendência sete: Dados e análise como função central do negócio

A Gartner acredita que os silos estão quebrados devido a uma melhor colaboração entre as equipas centrais e federadas.

Tendência oito: O gráfico relaciona tudo

A Gartner prevê que, até 2025, as tecnologias gráficas serão usadas em 80% das inovações de dados e analíticos, acima de 10% até 2021, facilitando a tomada de decisões rápidas em toda a organização.

Tendência nove: O boom do consumidor

O tempo gasto em dashboards pré-finados será progressivamente substituído quando as necessidades dos utilizadores puderem ser satisfeitas com informações personalizadas automatizadas, conversacionais, móveis e dinamicamente geradas através de um dashboard predefinido.

Tendência dez: dados e análise no edge

A Gartner prevê que, até 2023, mais de 50% da responsabilidade primária dos líderes de dados e analíticos compreenderá os dados criados, geridos e analisados em ambientes edge.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.