Adecco diz que robôs vão influenciar mercado de trabalho, mas não negativamente

O mais recente artigo da empresa de recrutamento, publicado em parceria com o Instituto Cuatrecasas, explica que os robôs irão influenciar significativamente o mercado de trabalho, mas sublinha que este impacto não tem que ser visto como negativo

Adecco diz que robôs vão influenciar mercado de trabalho, mas não negativamente

A robótica não tem que comprometer nem prejudicar o mercado de trabalho. A utilização de robôs nas empresas não implica necessariamente uma redução de postos de trabalho, mas sim uma redistribuição das tarefas. Esta é uma das principais ideias do novo artigo da Adecco, empresa de recrutamento, em parceria com o Instituto Cuatrecasas - “O impacto da robótica nos recursos humanos e no marco regulatório das relações laborais” – que analisa o papel das novas tecnologias na estrutura corporativa e organizativa do trabalho.
 
As consequências que o recurso a robôs tem na taxa de emprego, na gestão de pessoas e na regulamentação é um dos temas em destaque. O facto de os robôs poderem substituir as pessoas em alguns postos de trabalho, aumentar a taxa de desemprego e aprofundar as desigualdades sociais que existem nas classes mais baixas são temas polémicos.
 
As empresas não podem alienar-se da evolução tecnológica e a transformação do mercado de trabalho é uma realidade à qual têm que se ajustar. A destruição de postos de trabalho não será uma realidade se as empresas anteciparem este cenário com estratégia de formação e de requalificação. Para que o impacto da robótica seja menor e a redistribuição de tarefas seja bem-sucedida, as empresas têm que apostar na formação e garantir que os seus colaboradores adquirem ou reforçam as suas competências em áreas estratégicas para as empresas. Só desta forma é que os funcionários podem criar mais valor e as organizações podem ganhar competitividade.

“A robótica não é algo futurista. A utilização de robôs é cada vez mais recorrente no mercado empresarial. Estes não devem porém substituir pessoas ou reduzir postos de trabalho, mas sim ajudar a melhorar a produtividade e a criar novos postos de trabalho mais qualificados”, afirma Vanda Santos, diretora de Serviço e Desenvolvimento da Adecco Portugal. “Os países não deviam centrar-se nos postos de trabalho que a robótica pode roubar, mas sim nas estratégias de formação e de requalificação que este novo cenário permite. Com recursos qualificados as empresas podem oferecer mais valor, garantir maior qualidade e registar ganhos de competitividade. É para este tema que os países deveriam direcionar as suas atenções.”
 
A adoção e a integração da robótica nas empresas cria uma série de desafios ao nível dos recursos humanos, mas não só. A própria legislação terá que acompanhar esta tendência e criar um enquadramento legal em torno da utilização de robôs.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.