Transformação do retalho pode exigir investimento até 600 mil milhões de euros

Estudo da EuroCommerce e da McKinsey estima que o setor retalhista e grossita da União Europeia pode precisar de um investimento até 600 mil milhões de euros até 2030 para uma ‘tripla transformação’

Transformação do retalho pode exigir investimento até 600 mil milhões de euros

O relatório lançado pelo EuroCommerce e pela McKinsey & Company estima que, para alcançar a tripla transformação – a qual envolve a sustentabilidade, digitalização e competências e talentos –, o setor retalhista e grossista da União Europeia (UE) pode precisar de investir até 600 mil milhões de euros até 2030

Trata-se de um montante adicional que, anualmente, pode ir até 1,6% das receitas, com o intuito de ajudar a responder à evolução das exigências dos consumidores, à descarbonização, e ao crescimento do comércio eletrónico, de acordo com o relatório Transforming the EU retail & wholesale sector. 

Atualmente, os retalhistas e grossistas da UE investem metade do montante dos players de outras regiões. A escalada dos preços da energia e a inflação recorde, a pandemia de COVID-19, as disrupções na cadeia de abastecimento e a guerra na Ucrânia levaram muitos players a adiar este investimento para proteger a sua futura viabilidade económica. O relatório aponta aos retalhistas e grossistas a necessidade de encontrar formas de transformar o setor, equilibrando os objetivos de curto e longo prazo.

O estudo evidencia, em detalhe, os investimentos que o setor deve alocar na tripla transformação –sustentabilidade, digitalização e competências e talentos – até 2030:

  • No que toca à transformação da sustentabilidade, o setor deve investir até 335 mil milhões de euros para diminuir o impacto da volatilidade dos preços da energia, promover e avançar com a sustentabilidade nas suas cadeias de valor, tanto para assegurar o cumprimento da regulamentação como para se diferenciarem enquanto primeiros agentes a dar resposta à crescente procura dos consumidores por escolhas sustentáveis;
  • A transformação digital ficaria a ganhar com um investimento de até 230 mil milhões de euros para permitir ao setor evoluir para uma indústria verdadeiramente omnicanal, que proporcione uma experiência contínua aos clientes. Além disso, este investimento permitiria impulsionar a automatização em toda a cadeia de valor, apostar em advanced analytics para impulsionar o crescimento e a eficiência operacional, e modernizar as TI;
  • Em relação a competências e talentos, um investimento adicional até 35 mil milhões de euros ajudaria a expandir os programas de formação e apoiar a evolução de competências e funções que permitirá acompanhar as outras duas transformações.

Com estes investimentos, os retalhistas e grossistas seriam capazes de aumentar a sua resiliência, apoiar os esforços europeus de descarbonização, e desbloquear novas oportunidades de negócio para além do retalho tradicional. Porém, para atingir estes objetivos o setor precisará de apoio. 

Juan Manuel Morales, Presidente do EuroCommerce, afirma que “na atual crise, o desafio global para o setor retalhista e grossista é ser reconhecido pelos decisores políticos como um setor que presta um serviço essencial a todos os cidadãos e emprego significativo, e que sustenta as comunidades locais. Para continuar a fazê-lo, retalhistas e grossistas de todas as dimensões irão necessitar de apoio para realizar os grandes investimentos que este relatório identifica”.

Por sua vez, Franck Laizet, sócio sénior da McKinsey & Company, indica que “o comércio retalhista e grossista é um setor económico chave na União Europeia, e está agora no meio de uma acelerada ‘Tripla Transformação’. Aceitar este desafio exigirá recursos e investimentos significativos, mas ajudará os retalhistas a avançarem para modelos de negócio mais robustos e sustentáveis”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 40 Novembro 2022

IT INSIGHT Nº 40 Novembro 2022

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.