Plataforma de gestão multi-loja acelera futuro do retalho

A empresa portuguesa StoresAce desenvolveu uma solução na cloud para fornecer uma visão em tempo real das operações diárias nas redes de lojas de forma unificada, facilitando o processo de gestão

Plataforma de gestão multi-loja acelera futuro do retalho

Tendo em vista resolver alguns dos principais desafios do setor do retalho, a portuguesa StoresAce, sediada na Maia, desenvolveu uma plataforma online de gestão multi-loja. Alojada na cloud, a solução web high tech fornece uma visão em tempo real do que se passa nas redes de lojas e permite a realização de operações como carregar produtos, gerir stocks e controlar objetivos de vendas de forma transversal, unificada e integrada com qualquer software pré-existente. 

Segundo Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce, a solução “permite trabalhar desde a base da operação, até aos gestores de topo, passando por todos os níveis intermédios e permite um controlo total de uma rede de lojas em tempo real, em qualquer lugar e em qualquer momento, o que confere grande flexibilidade e fiabilidade aos utilizadores”. Mais, garante que identificaram uma “lacuna no mercado e criámos uma resposta especializada”.

Tipicamente, os clientes da StoresAce possuem diversas localizações e canais de vendas. Nesse sentido, a solução vem “unificar a gestão”, congregando toda a informação necessária para alavancar as tomadas de decisão. “Quando se olha para uma rede com centenas de lojas, todas as especificidades se tornam tarefas muito trabalhosas e com alta incidência de erros”, explica o CEO, e a plataforma pretende simplificar o processo, “centralizando a gestão no nosso PIM - Product Information Manager - para implementar novos canais e modelos de negócio”, de forma ágil e rápida. Assim, o tempo dos operadores e supervisores passa a servir para analisar e tomar decisões, ou para dar a atenção devida ao cliente”, em vez de se dedicarem a “trabalhar em operações administrativas”.

Para Sérgio Rodrigues, uma das grandes vantagens competitivas da solução é estar alojada na cloud e funcionar a 100% online – “sempre acessível e disponível”, sem necessidade de integrações ou troca de ficheiros entre plataformas. Além disso, a solução “pode ser integrada com qualquer sistema pré-existente” e recorre à “inteligência artificial e machine learning para tornar as previsões de venda, compras ou replenishment mais precisas”. Independentemente do número de lojas, o custo de utilização mantém-se. 

O CEO da empresa afirma que o mercado de retalho tem uma elevada resistência à mudança, mas está “a mudar muito depressa”. Porque as mudanças têm levado os retalhistas a procurar soluções mais ágeis e de nova geração, abertas à implementação de novos tipos de negócio, a empresa tem assistido a um “crescimento da implementação da nossa plataforma”, em clientes como a Hussel, a Olá, a Stone by Stone ou a Flying Tiger. 

É por isso que, de acordo com Sérgio Rodrigues, a empresa acredita terminar o ano com cerca de mil milhões de euros em vendas, a serem geridas pela plataforma, contabilizando apenas as lojas em território nacional. Além disso, a StoresAce conta com uma implementação “relevante” na Península Ibérica, por via de uma colaboração com o Grupo Restaurant Brands Iberia (RBI), detentor de mais de mil lojas do Burger King, Popeyes e Tim Hortons – “razão pela qual o ecossistema empresarial português não foi um foco isolado para nós”, reitera o CEO. “Deixa-nos muito satisfeitos que a resposta dos clientes esteja a ser tão positiva e que sejam eles próprios a referenciar-nos no mercado”, completa.

A plataforma está em constante melhoria, á medida que a base de clientes vai aumentando e os consequentes requisitos. “Esperamos ser a marca de referência para a gestão multi-loja, algo que só é possível se a solução estiver na crista da onda”. Sérgio Rodrigues conclui: “temos uma estratégia de produto muito clara, que passa pelo crescimento, em termos de funcionalidades, em áreas que percebemos que têm alto valor acrescentado para os clientes. Isto faz com que os clientes nos vejam como um parceiro estável e com a capacidade de os ajudar a crescer”.

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